Docentes atualizam planos de lutas do ANDES-SN no último dia do 66° Conad

20/07/2023

A apresentação de chorinho do grupo paraibano Chorata, criado em 2007, abriu os trabalhos deste domingo (16), último dia do 66º Conad. A plenária aprovou o restante dos itens remetidos pelo 41º Congresso e, na sequência, atualizou os planos de lutas do Setor das Instituições Federais de Ensino (Ifes), das Estaduais e Municipais de Ensino Superior (Iees/Imes), que protagonizaram fortes greves no primeiro semestre de 2023.



A plenária também atualizou o plano de lutas gerais do Sindicato Nacional. O aumento dos episódios de violências em instituições, a ofensiva de ataques da extrema-direita contra a liberdade de ensinar e aprender e as tentativas de criminalizar o trabalho de professores e professoras no país foram considerados na aprovação de um plano de luta que aprovou: a retomada da Frente Escola Sem Mordaça; a busca por rearticular a Conedepe para iniciar a construção do IV Encontro Nacional de Educação (IV-ENE); e realizar uma campanha de valorização do(a) trabalhador(a) da educação.


Setor das Iees/Imes


As lutas das Estaduais e Municipais por mais orçamento, condições de trabalho e concursos públicos foi destacada nesta plenária, que aprovou ampliar a mobilização do Setor das Iees/Imes promovendo debates sobre o impacto da Emenda Constitucional 95 e do Arcabouço Fiscal no orçamento de estados e municípios, especialmente nos recursos destinados à Educação.


As e os docentes irão, ainda, intensificar a luta pelo fim da lista tríplice e a defesa de que os processos eleitorais das Iees/Imes também se iniciem e encerrem nas instituições, orientados pelos princípios da gestão democrática do Caderno 2 do ANDES-SN.


Com chamado à luta e à unidade, termina o 66º Conad em Campina Grande (PB)

Depois de três dias de muitos debates, deliberações que atualizaram os planos de lutas e aprovaram as contas do ANDES-SN, o encontro deliberativo chegou ao fim, na noite deste domingo (16). Realizado na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), pela seção sindical Adufcg SSind, o Conad reuniu mais de 300 docentes de todo o país.


Durante a plenária de Encerramento, foram aprovadas diversas moções que expressam repúdio às posturas conservadoras e misóginas de parlamentares municipais, estaduais e federais da extrema direita, aos ataques à educação pública, à liberdade de cátedra e às trabalhadoras e trabalhadores da Educação. Também manifestaram apoio às vítimas desses ataques, entre os quais, alguns e algumas docentes da base do ANDES-SN. As moções serão revisadas e, posteriormente, encaminhadas pela secretaria do Sindicato Nacional.


Belo Horizonte sediará 67º Conad do ANDES-SN em 2024

A cidade de Belo Horizonte (MG) foi escolhida, por aclamação, como sede do 67º Conad, que acontecerá em 2024. A capital mineira foi escolhida durante a última plenária deliberativa do 66º Conad, que abordou as questões organizativas e financeiras do ANDES-SN, na noite deste domingo (16).


“A diretoria [do Sindcefet MG SSind] terá muita satisfação em organizar o próximo Conad. A maioria é marinheiro de primeira viagem, mas esperamos contar com o apoio da direção nacional na comissão organizadora. Belo Horizonte é uma cidade que tem condições de receber o evento e vocês serão muito bem-vindos para debater e organizar as lutas do ANDES-SN”, afirmou Adelson Moreira, presidente da Seção Sindical no Cefet de Minas Gerais, que irá sediar o 67º Conad.


O 66º Conad teve início com a posse da Diretoria eleita que assumirá a gestão do sindicato nacional no Biênio 2023-2025.

Leia a cobertura completa do 66º Conad no site do Andes-SN.

Leia Também