Adufs participará do Cortejo 2 de Julho no próximo domingo, em Salvador

28/06/2023

No próximo domingo, 2, a Adufs participará novamente do tradicional Cortejo 2 de Julho junto ao Fórum das ADs. Neste ano, a frente em defesa do serviço púbico estará ainda maior com a união de 17 entidades que estão organizadas no Movimento Unificado em Defesa do Funcionalismo Público da Bahia para pressionar o governo a negociar com as diversas categorias. A frente que tem como principal reivindicação a ampliação do reajuste salarial, estará concentrada às 07 horas, em frente ao Posto da Lapinha, já no fim de linha, e encerrará o desfile no Pelourinho.

 

A insatisfação das diversas categorias é representativa do tratamento autoritário e unilateral com o qual os sucessivos governos do Partido dos Trabalhadores (PT) vem tratando as servidoras e os servidores nos últimos 16 anos de governo na Bahia. Com Jerônimo Rodrigues, na condição de Governador, a expectativa era que o diálogo fosse firmado, já que esta foi uma promessa de sua campanha eleitoral. Não foi permitido a categoria negociar os números apresentados que, por sinal, ficaram muito aquém dos prejuízos acumulados. Somente para docentes, as perdas salariais ultrapassaram 53%.

 

Para aumentar a pressão pela negociação com o governo, a frente estará nas ruas e conta com a participação de toda a comunidade acadêmica para ampliar a luta em defesa da carreira docente, mas, sobretudo, em defesa da educação pública. O transporte disponibilizado pela Adufs sairá da UEFS, no domingo (2), às 06h.

 

 

Reunião Ampliada

 

Na sexta-feira, 30 de junho, o Fórum das ADs protocolará junto à Governadoria, Serin, SAEB e SEC um novo pedido de reunião que já estava firmada com o governo desde o último encontro. A proposta inicial era que houvesse reunião no início de junho.

 

Aproveitando o encontro marcado para o Cortejo 2 de Julho, o Fórum realizará também uma Reunião Ampliada no Hotel Sol Victoria Marina, às 15 horas, do dia 1º de julho, sábado. A reunião será um espaço organizativo e de construção de estratégias para as próximas etapas da luta.

 

Para o próximo semestre, o Fórum das ADs pretende discutir orçamento das instituições na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), bem como, realizar novos atos em Salvador e ampliar a campanha de mídia para apresentar à população qual é a real situação de docentes das Universidades Estaduais da Bahia. A Reunião Ampliada do Fórum das ADs é um espaço aberto para a participação de docentes.

Leia Também