Adufs participa de Seminário Nacional sobre a Reorganização da Classe Trabalhadora, em Mossoró

21/06/2023

Nos últimos dias 16, 17 e 18 de junho, uma comitiva da Adufs, formada pela professora Acácia Batista Dias e os professores Antônio Rosevaldo Ferreira e Elson Moura, participaram do Seminário Nacional sobre a Reorganização da Classe Trabalhadora, realizado em Mossoró (RN), pelo Andes-SN.

 

O evento teve início na noite de sexta-feira (16), no auditório da Universidade Federal Rural do Semiárido (Ufersa) e contou com a presença de mais de 80 participantes. A primeira mesa de debates teve como tema “Sindicalismo no serviço público: impasses e perspectivas”, com as representantes do ANDES-SN, da Fasubra e do Sinasefe. Foram destacadas a necessidade de fortalecer a unidade na luta e o diálogo com diferentes parcelas da sociedade; questões relativas ao desemprego; as dificuldades de construir o diálogo para fortalecer as frentes de resistência contra a extrema-direita. Foram levantadas ainda as estratégias utilizadas na luta contra a PEC 32 para que sejam pensadas também contra o Arcabouço Fiscal.

 

No sábado, a primeira mesa foi com Virgínia Fontes, professora da pós-graduação da Universidade Federal Fluminense, e Osvaldo Coggiola, docente da Universidade de São Paulo e encarregado de Relações Internacionais do ANDES-SN, abordaram o tema “Crise do Capital e a reorganização da classe trabalhadora”. O resumo da discussão pode ser lido na matéria do Andes-SN em que consta a cobertura completa da mesa.

 

Já a tarde de sábado (17) foi marcada por debates sobre lutas populares, sindicalismo e mercado de trabalho. Na mesa “Lutas populares, sindicalismo e mercado de trabalho”, os docentes Danilo Enrico Martuscelli, da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), e Marcos Tavares, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), ficaram responsáveis pela discussão.

Os professores fizeram um balanço histórico da recente organização dos movimentos sociais e apontaram os impactos da precarização e da informalidade na queda significativa de sindicalizações nos últimos 10 anos. Marcos Tavares destacou um aspecto importante que é, segundo ele, pouco discutido. Para o docente, as condições de trabalho podem ser mais prejudiciais para formação da consciência política de luta que o salário propriamente dito.

“O perfil da classe trabalhadora e os novos desafios” foi o tema da última mesa do sábado com a professora Ana Procópio, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), e de Cacau Pereira, pesquisador do Instituto Brasileiro de Estudos Políticos e Sociais (Ibeps). 

Também no sábado, na sede da Aduern, foi realizada uma homenagem ao professor Osvaldo Coggiola, docente da Universidade de São Paulo (USP) e diretor do ANDES-SN. Uma exposição fotográfica narrou um pouco da trajetória do docente que já tem quase 70 livros publicados e vasta contribuição na construção do Andes-SN e do movimento docente como um todo.

No domingo (18), último dia do Seminário, as discussões foram retomadas com a mesa “Reorganização da classe trabalhadora: o que fazer?”. Na plenária, falas sobre as lutas contra o Novo Ensino Médio, em defesa dos direitos dos povos indígenas, contra o Arcabouço Fiscal e em defesa dos serviços públicos como importantes fios condutores para a construção da luta coletiva.

No encerramento, a presidenta do Andes-SN, Rivânia Moura, destacou a importância do seminário e de refletir sobre as lutas que movem a classe trabalhadora. Na agenda do sindicato nacional dos próximos dias, divulgadas pela presidenta, estão previstas atividades nacionais de mobilização pela revogação do Novo Ensino Médio, organizadas pelo ANDES-SN e demais entidades do Setor da Educação, nos dias 25 e 27 de junho.

Assista aos debates no Youtube.

Com informações do Andes-SN.

Leia Também