Gestão 2021-2023 é marcada pelos desafios da pandemia e lutas em defesa das liberdades democráticas

13/06/2023

A gestão da Diretoria e o Conselho Fiscal da Adufs no biênio 2021-2023 foi marcada por uma série de desafios em decorrência do período pandêmico. O mandato foi iniciado em abril de 2021, com o semestre ocorrendo no formato remoto, em meio à uma série de discussões sobre a possibilidade de retomada das atividades presenciais e na luta para garantir a vacinação de professoras e professores.

Naquele momento, a principal medida de segurança era o distanciamento social, ainda assim, representantes da gestão participaram de uma série de mobilizações nas ruas reivindicando vacinação, comida para a população e a saída do, então, presidente Jair Bolsonaro que, com suas políticas negacionistas e genocidas, levou milhões de volta para o mapa da fome, além de contribuir diretamente com a morte de milhares de brasileiras e brasileiros durante a pandemia.

A pauta nacional contra a fome, desemprego e em defesa da ciência e, por consequência, da vacinação em massa foi uma das principais bandeiras de luta desta gestão, seja em mobilizações específicas de Feira de Santana ou junto a outras entidades e organizações do país.

Dentro da Universidade Estadual de Feira de Santana, a Adufs somou forças com as entidades da comunidade acadêmica contra o assédio na instituição, em defesa da democracia e das liberdades democráticas, num período de intenso enfrentamento contra a extrema-direita que se deu, principalmente, durante o segundo turno das Eleições 2022.

Foram dois anos marcados por grandes desafios num cenário excepcional de pandemia, muitas perdas, aumento do adoecimento com a piora das condições de trabalho e aprendizado, mas também momentos de reencontros, descobertas e fortalecimento do Movimento Docente. 

Neste biênio vimos a intensificação da precarização da carreira, mas também o fortalecimento do Fórum das ADs, o aumento da pressão sob o governo que levou a vitórias significativas para a categoria como a liberação das filas de promoção, antes conseguidas somente por meio de greves. Isto quer dizer que o movimento está avançando para obter novas conquistas com a ampliação das lutas que serão travadas nos próximos meses. Nesta edição resgataremos alguns dos momentos importantes que marcaram a gestão 2021-2023.

No total, a gestão realizou 35 atos/mobilizações/protestos em Feira de Santana e Salvador (Fórum das ADs e Adufs);  14 Assembleias virtuais;  05 Reuniões Ampliadas;  02 Assembleias Presenciais (sem contabilizar as que ocorrerão na tarde desta terça (13);  03 audiências públicas em Feira de Santana: Aulas presenciais, Reforma Administrativa e Repúdio à violência contra trabalhadores em Educação de Feira de Santana; 01 Audiência Pública na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA). Foram realizadas ainda Distribuição de Vale-livro; 02 Entregas de Cestas Natalinas e 02 Festas com distribuição de diversos brindes para a categoria.

A Adufs esteve ainda junto às (aos) funcionárias (os) terceirizadas (os) auxiliando no processo político de construção da greve do setor por falta de pagamento salarial, contribuindo com distribuição de mantimentos para trabalhadoras (es) da limpeza e jardinagem. A construção coletiva foi uma marca dessa Diretoria que finaliza seus dois anos de gestão com importantes construções na pauta interna da categoria e junto à comunidade acadêmica.

Leia Também