Debate e Oficina sobre Financiamento instrumentaliza docentes para lidar com base de dados nas IEES/IMES

30/05/2023

No segundo e último dia de atividades que finalizou a Semana de Lutas em defesa das Instituições Estaduais e Municipais de Ensino, foi realizado um debate seguido de oficina sobre Financiamento nas Universidades. As atividades foram conduzidas pelos economistas Davi Mendes e José Caetano Filho.

 

Por deliberação dos congressos do Andes-SN realizados nos anos de 2015, 2016, 2017 que reforçam o encaminhamento pela realização de um amplo levantamento sobre financiamento nas IEES/IMES com o objetivo de publicar um Caderno de Texto para apresentação de dados sobre a matéria. Neste contexto, a pesquisa surge com o objetivo de analisar o financiamento das instituições de educação superior estaduais e municipais no marco da composição do MDE e do endividamento público dos estados e municípios.

 

Desta forma, a partir de balanços de Prestação de Contas dos Estados e Municípios estão sendo detalhados aspectos das gestões orçamentária, financeira e patrimonial.

 

A pesquisa está em construção e os dados coletados são dinâmicos, mas já é possível encontrar um banco de dados com Dados Gerais dos Estados, Juros da Dívida, Amortização da dívida, Total da dívida, Despesas fiscais, de seguridade, entre outros.  Além disso, estão presentes dados específicos sobre as instituições que incluem despesas autorizadas e realizadas, despesas com pessoal, encargos sociais, outras despesas correntes e investimentos.

 

Durante a oficina, Davi Mendes e José Caetano Filho orientaram as (os) docentes a visualizar o banco de dados e encontrar dados específicos sobre suas instituições para instrumentalizar o Movimento Docente na construção de argumentos e estratégias para o enfrentamento da luta.

Leia Também