Adufs participa de reunião com representantes sindicais de toda a Bahia para discutir ações em defesa do serviço público

18/05/2023

Nesta quarta-feira (17), o professor João Diogenes representou a Adufs em uma Reunião Ampliada com representantes de sindicatos de diferentes servidoras (es) públicas (os) do estado de Bahia com o objetivo de planejar as próximas ações para pressionar o governo do estado abrir canais de negociação com o funcionalismo baiano. A reunião ocorreu na sede da Associação dos Funcionários Públicos do Estado da Bahia (AFPEB), em Salvador, e contou com a presença de representantes de 15 (quinze) entidades entre associações, sindicatos e uma federação. Pelas universidades estaduais, participaram dessa plenária, a Associação dos Docentes da UEFS, UESB E UESC.


A princípio, as (os) participantes fizeram uma avaliação das mobilizações pelo Dia de Luta Unificado das Servidoras e Servidores Públicos (as), terça-feira, 16 de maio, que começou com a realização de uma Audiência Pública, na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), para discutir o papel das universidades estaduais no desenvolvimento regional. A participação foi considerada positiva pela ampla discussão promovida em função das pautas das (os) servidoras (es) docentes, servidoras (es) técnicos (as) e estudantes. À tarde, ainda foi realizada uma mobilização de servidoras (es) no momento da aprovação dos Projetos de Lei (PLs) enviados pelo governo do Estado. Embora muitas (os) servidoras (es) tenham sido impedidas (os) de entrar para a sessão, a presença na ALBA foi avaliada como positiva para fortalecimento do movimento unificado.

Além da avaliação dos atos, o Movimento Unificado construiu um calendário de ações para ampliar o enfrentamento com o governo do Estado que envolve campanha de mídia para informar a população sobre a situação de servidoras e servidores públicos; novos atos para pressionar o governo a dar início às negociações pela ampliação do reajuste e atendimento de outras pautas; além da construção de um seminário para discutir a valorização do funcionalismo público.

A próxima reunião das servidoras e servidores públicos será na próxima quarta-feira, 24 de maio, 9h, na sede da AFPEB, em Salvador.

Leia Também