Adufs manifesta solidariedade a Sofia Manzano por ataques sofridos da extrema direita

18/05/2023


Nos últimos dias, a professora e ex-candidata à presidência pelo PCB, Sofia Manzano, vem sofrendo ataques nas redes sociais promovidos por grupos da extrema direita que a acusam de ter participado de atos golpistas no dia 08 de janeiro de 2023. Vídeos que circulam nas redes sociais mostram uma mulher num dos acampamentos, em Brasília, no dia 09 de janeiro de 2023, pedindo que golpistas deixem a capital federal. A comparação das imagens e da voz da mulher evidencia que não se trata de Sofia Manzano, apesar disso os ataques continuam com base em mentiras.

Com o avanço das investigações para punição das (os) responsáveis pelos atos golpistas, em Brasília, os grupos de extrema-direita e pessoas ligadas ao ex-presidente tentam criar narrativas para responsabilizar possíveis infiltradas (os) da esquerda pela barbárie que, sem qualquer dúvida, foi protagonizada por apoiadores fascistas da extrema-direita.

A recorrente tentativa de criminalizar militantes de esquerda é uma velha estratégia destes grupos que avançaram consideravelmente nos últimos anos no Brasil. Os ataques direcionados à Sofia Manzano são mais uma demonstração da utilização de fake news para alcançar objetivos políticos ao arrepio da lei. Além disso, as ameaças mostram a face misógina de uma sociedade que vê mulheres como alvos fáceis para destilar seu discurso de ódio.

A luta em defesa da democracia teve uma grande vitória nas urnas, com a derrota do fascismo nas eleições de 2022, mas situações como as que vitima Sofia Manzano evidenciam que este é um enfrentamento que deve avançar ainda mais nas ruas e nas instituições. A Associação dos Docentes da Universidade Estadual de Feira de Santana (Adufs) vem a público manifestar sua total solidariedade à Sofia Manzano, se colocando, mais uma vez, na contramão de quaisquer manifestações golpistas, fascistas e misóginas. 

Leia Também