Fórum de Saúde realiza ação para marcar Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho

04/05/2023

Na última quinta-feira (27), o Fórum de Saúde realizou uma ação na Feira de Sabores da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) para uma campanha pelo Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho que é celebrado nesta sexta-feira, 28 de abril.


A ação foi uma iniciativa conjunta do Grupo de Trabalho de Seguridade Social e Assuntos de Aposentadoria (GTSSA), da Adufs; Diretório Acadêmico de Enfermagem; Núcleo de Epidemiologia (NEPI/UEFS); Porgrama de Extensão Vigilância em Saúde do (a) Trabalhador (a) (Progext-Visat) da UEFS; Serviço de Saúde da UEFS (SESU); e Sindicato dos Trabalhadores em Terceiro Grau do Estado da Bahia (Sintest). Entre os objetivos está a divulgação do dia 28 de abril como um dia de mobilização para a promoção e prevenção dos acidentes de trabalho.

No Brasil, Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho, um brasileiro morre a cada quatro horas por acidente de trabalho. O número de acidentes de trabalho subiu 37% entre 2020 e 2021, enquanto o número de mortes ocupacionais cresceu 36%. Refletindo sobre a subnotificação destes dados, somado ao fato de que estes registros contemplam apenas as (os) trabalhadoras (es) de carteira assinada, podemos afirmar que estes números são ainda maiores.

O adoecimento no ambiente de trabalho tem aumentado de forma significativa, principalmente, após a pandemia. Entre professoras e professores não é diferente. É o que revela uma Pesquisa realizada pelo Núcleo de Epidemiologia da Uefs (Nepi).  A pesquisa foi realizada com o objetivo de visibilizar as características do trabalho remoto exercido pelo(a) docente no contexto da pandemia da Covid-19 e avaliar os efeitos à saúde, com ênfase nas alterações do sono, sobrecarga doméstica e saúde mental, entre 2020 e 2021. Segundo o mestrando em Saúde Coletiva e integrante do Nepi, Maciel Moura, uma nova etapa da pesquisa será lançada para identificar a situação atual entre docentes.

 

Leia Também