Eleição para a Reitoria fortalece processo democrático na Uefs

14/04/2023

Para a diretoria da Adufs, o pleito confirma o papel da universidade enquanto espaço político de debate e decisão coletiva das demandas concernentes à instituição e de diálogo sobre as pautas atinentes ao conjunto da sociedade.

Eleita com 2.614 votos, a Chapa 1: Mais Uefs ficará à frente da Reitoria da Uefs durante o quadriênio 2023-2027, conforme o resultado da apuração feita pela Comissão Eleitoral. A Chapa 2: Uefs de Todos recebeu 833 votos. O número total de votantes somou 3.610. A eleição para a escolha da/do reitora/ reitor e da vice-reitora/vice-reitor reforça o processo democrático nos espaços internos da instituição.

 

Para a diretoria da Adufs, o pleito confirma o papel da universidade enquanto espaço político de debate e decisão coletiva das demandas concernentes à instituição e de diálogo sobre as pautas atinentes ao conjunto da sociedade. A expectativa é a nomeação, por parte do governador Jerônimo Rodrigues, das candidatas escolhidas democraticamente pela comunidade acadêmica através do voto. 

 

A Chapa 1: Mais Uefs é composta pelas professoras Amali de Angelis Mussi, que se candidatou ao cargo de reitora, e Evanilda Souza de Santana Carvalho, vice-reitora. A Chapa 2: Uefs de Todos teve como candidato a reitor o professor Dagoberto da Silva Freitas e como candidato a vice-reitor o docente Ernesto Acosta Martinez. De acordo com o Regimento Eleitoral aprovado pela Resolução Consu nº 080/2022, o Conselho Universitário (Consu) estaria reunido no dia 20 de abril, a fim de homologar e encaminhar os nomes das integrantes da chapa eleita ao governador da Bahia. No entanto, em função do recesso da Micareta, a reunião acontecerá na próxima quarta-feira (19).

Leia Também