Universidades da Paraíba e do Pará em greve

15/04/2013

Os docentes da Universidade Estadual da Paraíba (Uepb), em greve por tempo indeterminado desde o dia 26 de fevereiro, reivindicam as perdas salariais e se posicionam contrariamente à precarização da educação.

Segundo a Associação dos Docentes (Aduepb), a luta envolve a oposição à ampliação indiscriminada da carga horária de ensino para professores envolvidos na pesquisa e na extensão; a defesa da autonomia universitária; o respeito aos professores substitutos, com isonomia dos proventos em relação aos efetivos com mesma carga horária e titulação, bem como a ampliação do prazo dos contratos para, pelo menos, dois semestres e a equiparação salarial entre aposentados e profissionais na ativa.

A mobilização por melhores condições de trabalho e em defesa do ensino superior público se repete na Universidade Federal do Oeste da Pará (Ufopa), onde os professores aprovaram o estado de greve e paralisação nesta quarta-feira (17). O sindicato local dos docentes (Sindufopa) afirma que o indicativo foi aprovado em decorrência da atitude arbitrária do reitor pró-tempore José Seixas Lourenço, ao impor a portaria que aumenta a carga horária do trabalho docente, além da ausência de democracia universitária, casos de nepotismo, desrespeito à Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e falta de infraestrutura.

a Associação dos Docentes da Universidade Estadual do Piauí (Adcespi) realiza assembleia nesta quarta (17) para discutir campanha salarial e encaminhamentos. A última assembleia geral dos docentes aprovou que a proposta do reajuste a ser apresentada ao governo deve equivaler ao piso dos professores da Universidade Estadual de Pernambuco (UEP). Também foi definida a realização de caravanas e mobilização nos campi da Uespi com o intuito de discutir as propostas de luta para a campanha salarial 2013 e ouvir as reivindicações gerais da categoria.  

ENCONTROS REGIONAIS

Cinco Encontros Regionais do Andes-SN serão realizados no mês de abril: o 2º Encontro da Regional São Paulo, no próximo dia 12, o Encontro Regional Norte II, nos dias 17 e 18, o 2º Encontro das Seções Sindicais da Regional Norte I, o 3º Encontro da Regional Nordeste II e 45º Encontro da Regional Nordeste III, nos dias 19 e 20 deste mês.

   o 45º Encontro Regional Nordeste III, que abrange as Seções sindicais das Universidades públicas e privadas dos estados da Bahia, Sergipe e Alagoas, será realizado nos dias 19 e 20 de abril e abordará o tema A crise do capital e os trabalhadores: Financiamento da Educação e a Carreira docente. O evento será realizado em Vitória da Conquista (BA) e sediado pela Associação dos Docentes na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Adusb).

Veja mais notícias no Informandes

Leia Também