Assembleia da Adufs aprova paralisação docente no dia 12 de abril e discute intensificação da luta

05/04/2023

Nesta terça-feira, 04 de abril, a assembleia da Adufs aprovou, por unanimidade, a paralisação das atividades acadêmicas que ocorrerá no dia 12 de abril. Estiveram presentes 106 docentes. Todas as Associações Docentes das Universidades Estaduais da Bahia aprovaram a paralisação, em acordo com o encaminhamento do Fórum das ADs acerca da intensificação das ações para pressionar o governo a negociar a pauta de reivindicações 2023 que tem como principal ponto a questão salarial. O Fórum das ADs se reunirá na tarde desta quarta-feira (05) para definir local e horário do grande ato que ocorrerá em Salvador, no dia 12 de abril. 

 

A insatisfação da categoria diante das perdas acumuladas e da dificuldade apresentada por um governo que se afirma como novo, mas mantém práticas dos governos anteriores de não dialogar com o Movimento Docente, foi manifestada na plenária. O relato da mesa sobre as repetidas tentativas de retomar as negociações e as constantes negativas do governo, enfatizaram a necessidade de radicalização da luta. Docentes falaram sobre os problemas enfrentados diante da redução do poder de consumo ao longo dos anos, associado à precarização das atividades de ensino, pesquisa e extensão.

 

A frustração com o fato de que o atual governador, Jerônimo Rodrigues, é professor da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) torna a situação ainda mais inaceitável, já que, ele conhece a realidade das universidades estaduais da Bahia de perto. Se, enquanto secretário de Educação do governo Rui Costa, Jerônimo Rodrigues, não dialogou com o Movimento Docente, ter uma nova secretária ex-reitora da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) também não garante um horizonte animador. A manutenção da unidade na luta com demais servidoras e servidores públicos, dentro dos limites de defesa dos direitos da classe trabalhadora sem retrocessos, bem como o fortalecimento do Fórum das ADs para intensificação dos enfrentamentos foram as alternativas debatidas pela plenária para construção do plano de ações de 2023.

 

Na assembleia da Adufs foi discutida ainda a extensão do período da gestão da atual diretoria. Foi apresentado pelo professor Elson Moura a necessidade de ampliação do mandato da gestão atual, que seria encerrado agora em abril, em decorrência das eleições em curso da Reitoria da UEFS e do Andes-Sindicato Nacional. A proposta colocada pela diretoria foi de ampliação a gestão até a data-limite de 16 de junho para a posse da nova gestão que assumirá o biênio 2023-2025, considerando que esta alteração no calendário eleitoral será benéfica, inclusive, nas próximas eleições. Isso porque, a cada quatro anos as eleições da Reitoria estarão novamente ocorrendo no mesmo período, já que, o calendário está no regimento da universidade. Assim como, as eleições para o sindicato nacional devem ser realizadas neste mesmo período, considerando o calendário do pleito atual. A extensão do período da gestão foi aprovado por ampla maioria, com algumas abstenções. Para compor a comissão eleitoral, foram aprovados os nomes dos professores Jucelho Dantas, Cremildo Atanazio e Selton Diniz.

 

A assembleia foi finalizada com a leitura e aprovação, sem votos contrários, do parecer do Conselho fiscal referente a prestação de contas para o primeiro semestre, que vai de 1º de abril de 2021 a 30 de setembro de 2021. 

Leia Também