Fórum de Saúde e Segurança do Trabalho organizará curso de formação

04/04/2023

Grupo também montará um stand no dia 27, na Feira de Saberes e Sabores da Uefs

O Fórum de Saúde e Segurança do Trabalho da Uefs reuniu-se na última sexta-feira (31), no Sindicato dos Trabalhadores em Terceiro Grau do Ensino Superior (Sintest). Na pauta, a troca de informações sobre as ações desenvolvidas pelos setores em prol da saúde das/dos servidoras/servidores e discentes, além das próximas atividades a serem organizadas pelo grupo. Os presentes ao encontro encaminharam a realização de um Curso de Formação em Vigilância e Saúde do Trabalhador, mais uma atividade informativa e educativa para marcar o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho, lembrado em 28 de abril.

 

Para registrar o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho, o Fórum montará um stand no dia 27 deste mês, na Feira de Saberes e Sabores da Uefs. A Feira acontece no canteiro central do campus universitário, todas as quintas-feiras. Na ocasião, os membros do Fórum conversarão com os presentes sobre a proposta do dia 28 e distribuirão materiais de divulgação alusivos à data.

 

Sobre o Curso de Formação em Vigilância e Saúde do Trabalhador, o objetivo é instrumentalizar as/os trabalhadoras/trabalhadores da saúde, visando identificar e contextualizar as condições de trabalho e suas relações com o equilíbrio físico, mental e psicológico dos indivíduos. Com o curso, o Fórum também pretende construir estratégias para promover melhorias nas condições de trabalho, através da organização e implementação de ações em vigilância à saúde, a partir das atividades que já são desenvolvidas pelo Serviço de Saúde Universitário (Sesu) e pela Subgerência de Segurança do Trabalho e Qualidade de Vida (SSTQV). A capacitação ocorrerá no dia 26 de maio. O local e a programação serão divulgados assim que definidos.

 

Os participantes da reunião realizada na última sexta (31) também aprovaram uma consulta às chefias dos departamentos da universidade, para obter informações sobre a existência de pessoas responsáveis por acompanhar as condições de trabalho dos funcionários. Uma nova reunião está marcada para o dia 5 de maio, às 10h, na sede do Sintest. A pauta do encontro é a organização do Curso de Formação em Vigilância e Saúde do Trabalhador.

 

Discussões

Logo no início da reunião do Fórum de Saúde e Segurança do Trabalho da Uefs, os presentes falaram sobre as ações realizadas nos seus setores com o objetivo de melhorar a saúde de trabalhadores e estudantes. Foram relatadas algumas inadequações das condições de trabalho e, após a pandemia causada pela Covid-19, o aumento dos riscos ocupacionais.

 

Adroaldo Oliveira, membro do Grupo de Trabalho Seguridade Social e Assuntos de Aposentadoria (GTSSA) da Adufs, do qual a diretoria da Associação faz parte, falou sobre os encontros, oficina, debates e demais ações realizados pelo GT da Associação e do ANDES-SN para tratar sobre o assunto. O professor informou que, com base nos registros dos participantes das reuniões do Sindicato Nacional, acumulados durante alguns anos, o adoecimento de trabalhadores e discentes no ambiente acadêmico atingiu níveis preocupantes, inclusive com muitos casos de afastamento das atividades. No intuito de tentar reverter tal situação, a diretoria do ANDES-SN realizará um levantamento sobre o adoecimento docente no ambiente laboral.

 

Segundo o registro feito pelo representante do Sesu, estão sendo ofertados atendimentos em Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS), que buscam promover a saúde e complementam a atenção médica. Entre os serviços prestados há a massoterapia e o Reiki. Enfermeiros também estão visitando os setores da Uefs para realizar alguns procedimentos, como exames de glicemia e aferição de pressão arterial. O setor que desejar agendar uma anamnese deve enviar email para [email protected].

 

A representação do Sintest registrou, em sua fala, a promoção de atividades informativas nas datas definidas nacionalmente por entidades ligadas à área da saúde, a exemplo do Outubro Rosa e Setembro Amarelo. Os dados obtidos na pesquisa "Trabalho Docente e Saúde em Tempos de Pandemia (Covid-19)" foram citados pelo representante do Núcleo de Epidemiologia da Uefs (Nepi). A pesquisa evidenciou impactos negativos na saúde física e mental desses servidores, em tempos de trabalho remoto. Houve a prevalência de Transtornos Mentais Comuns (TMC) em 46,3% dos entrevistados. (LINK)

 

Além das entidades citadas, ainda participaram da reunião do Fórum de Saúde e Segurança do Trabalho da Uefs a coordenação do Diretório Acadêmico (DA) de Enfermagem, discentes deste curso e membros do Programa de Extensão sobre Vigilância em Saúde do trabalhador da instituição.

Leia Também