Fórum das ADs participa de ato por reajuste salarial para o funcionalismo público baiano

30/03/2023

Protesto unificado aconteceu em Salvador (Foto: Ascom Fórum das ADs)

Na manhã de quarta-feira (29), representantes do Fórum das Associações Docentes (ADs) participaram de um ato público no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador. A mobilização foi convocada pelo Fórum Baiano em Defesa do Serviço Público e marcou um dia de luta para denunciar as perdas salariais de 53,33%, acumuladas em oito anos no funcionalismo público baiano. Além destas entidades e do ANDES-SN, outras entidades representativas estiveram presentes à mobilização, a exemplo do SINDSEMP, SINTEST e SINTAJ. Houve, ainda, paralisação dos servidores (as) do Judiciário.

A primeira parada do ato foi em frente à Governadoria, onde servidores e servidoras foram impedidos (as) de entrar sequer no estacionamento do local. As/os manifestantes foram recebidas (os) com grades e forte aparato policial. Mesmo assim, não recuaram. Com carro de som, faixas, cartazes, apitos e palavras de ordem, reivindicaram a recomposição salarial. Outras bandeiras de luta também foram demarcadas, tais como a realização de concurso público, nomeação de servidores (as), revisão do plano de carreira e melhorias no Planserv. Em seguida, ocorreu uma caminhada para a Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), onde os (as) servidores (as) cobraram do Poder Legislativo atuação em defesa e valorização do serviço público baiano. 

 

      Caminhada pelo reajuste salarial no dia 29.03.23 (Foto: Ascom SINTAJ)

Alexandre Galvão, coordenador do Fórum das ADs e presidente da Adusb, demarcou a importância da unidade de todos os sindicatos do serviço público baiano para lutar pelo reajuste salarial. “O Fórum das ADs definiu que deveríamos vir para que possamos avançar na perspectiva de fortalecer os atos unificados pelo reajuste linear. A pauta que nos unifica é, sem sombra de dúvidas, o reajuste para o conjunto dos servidores estaduais. Nos últimos oito anos, nós perdemos mais da metade do nosso salário. No momento em que o governo federal abre uma mesa de negociação com o conjunto dos servidores públicos federais, fecha um acordo emergencial de 9% e aumento no auxílio-alimentação, o governo estadual, que é do mesmo partido do presidente, que fez campanha junto com o presidente, se mantém em silêncio sobre qualquer perspectiva de reajuste. A última declaração que o novo governador deu foi em entrevista em rádio, na qual disse que está conversando com os servidores públicos estaduais de forma separada. É preciso unir forças, não dividir. O Governo da Bahia tem de abrir a mesa de negociação e conversar com todos os sindicatos, assim como fez o presidente Lula, porque a nossa pauta é única e urgente”, demarcou Galvão. 

Fala da Coordenação do Fórum das ADs no ato. (Foto: Ascom Fórum das ADs)

Leia Também