Instalada a Comissão Eleitoral que conduzirá o processo para a escolha do (a) reitor (a) e vice-reitor (a) da Uefs
16/02/2023
A
Comissão Eleitoral responsável por coordenar o processo para a escolha da(o) Reitora (or) e Vice-Reitora(or) da Uefs foi instalada em reunião ocorrida
terça-feira (14). De acordo com o Regimento Eleitoral aprovado pela Resolução do Conselho Universitário da instituição (Consu) nº 080/2022, as inscrições
serão realizadas presencialmente, nos dias 23 e 24 de fevereiro deste ano, na
sala de reuniões da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da universidade
(PPPG), das 8h às 22h. O mandato dos novos gestores será para o quadriênio
2023-2027, sendo permitida a recondução aos cargos por igual período.
Ainda
conforme a Resolução acima, a campanha deverá ser feita de 4 a 31 de março. Os debates
acontecerão em 14 e 30 de março, nos turnos diurno e noturno, respectivamente,
e os horários serão divulgados assim que definidos pela Comissão Eleitoral. A
votação está marcada para os dias 3, 4 e 5 de abril, das 8h às 22h,
ininterruptamente. Os locais de votação também serão informados assim que definidos
pela Comissão Eleitoral. As eleições são diretas.
O
cronograma para as eleições também estabelece como prazos: apuração, 5 de abril;
proclamação dos resultados, 10 de abril; prazo recursal, 11 e 12 de abril; julgamento
dos recursos, até 14 de abril; e prazo final para encaminhamento dos recursos ao
Consu, 17 de abril. O Conselho Universitário estará reunido no dia 20 de abril
para homologação e encaminhamento dos nomes integrantes da chapa eleita ao governador
do Estado, Jerônimo Rodrigues, para a nomeação.
Quem
pode se candidatar
A (o) candidata (o) ao cargo de reitora(o)
e vice-reitora(or) deve integrar, por mais de cinco anos, o quadro efetivo de
docentes da Uefs; estar enquadrada (o) na classe adjunto, titular ou pleno, ou, se
inserida (o) nas demais classes, ser portador do título de doutor ou mestre; e
estar em efetivo exercício. No ato da inscrição, além de indicar os nomes para
os cargos, a chapa deve apresentar alguns
documentos, como o resumo do curriculum vitae de cada um dos indicados,
proposta de trabalho, mais a previsão orçamentária de campanha com as fontes de
financiamentos. Acesse aqui a tabela para inserir as informações sobre a previsão orçamentária da campanha.
Votam
servidores e discentes. O votante se identificará mediante a apresentação da
identidade original e/ou digital com foto, que pode ser: carteira de identidade, cédula de
identidade profissional, passaporte, carteira de trabalho, carteira de
habilitação, carteira de reservista, crachá de identificação funcional ou
carteira de identificação estudantil contendo foto.
Integram
a Comissão Eleitoral o professor Jucelho Dantas da Cruz, que ocupa a função de
presidente; o docente Luiz Cláudio Costa Silva, vice-presidente; a servidora
técnica Gisele Pinto Rocha Santos, como primeira secretária; o discente Pedro
Henrique Lima de Lima, segundo secretário, e o docente Carlos Eduardo Cardoso
de Oliveira, terceiro secretário. Os membros são indicados pelas diretorias das
entidades representativas dos docentes, discentes e dos servidores técnicos,
pela Administração Central da universidade e pelo Consu.