Comitê em Defesa das Liberdades Democráticas discute Aula Magna da Uefs

03/02/2023

Ouvir a matéria:

Encontro reforça a construção de estratégias em defesa da democracia

O Comitê Antifascista em Defesa das Liberdades Democráticas e da Uefs reuniu-se nesta sexta-feira (3), a fim de discutir a Aula Magna da instituição, cujo tema é: Fascismo no Brasil: a luta antifascista e o papel das universidades públicas. A presença de representantes de outras entidades foi confirmada para a cerimônia, corroborando o compromisso de diversos segmentos da sociedade com a construção coletiva de estratégias em defesa da democracia. A reunião do Comitê aconteceu na sede do Sindicato dos Trabalhadores em Terceiro Grau do Ensino Superior (Sintest).

 

Participarão da Aula Magna, além de trabalhadores e estudantes da Uefs, o Movimento em Defesa da Democracia e Contra o Fascismo em Feira de Santana, conforme informado na reunião desta sexta-feira (3). Nos últimos quatro anos, este grupo esteve à frente das mobilizações realizadas no município contra a política de violência e morte levada a cabo pelo governo autoritário de Bolsonaro e seus apoiadores. Compõem o Movimento a diretoria da Adufs, partidos políticos, sindicatos e movimentos sociais da cidade. A Aula é aberta a toda a sociedade.

 

Aula Magna

A Aula Magna, que marca o início do semestre letivo 2023.1, acontecerá no dia 14 deste mês, às 8h30, no Auditório Central da Uefs. O palestrante será o professor Alysson Leandro Mascaro, da Universidade de São Paulo (USP). O tema e o palestrante da cerimônia foram sugeridos à Administração Central da instituição pelo Comitê Antifascista, como parte das atividades de mobilização do grupo.

 

O Comitê Antifascista, instituído a partir de encaminhamento aprovado em reunião ampliada da comunidade universitária, em 26 de outubro, é uma frente coletiva que tem por objetivo ser mais um espaço de acolhimento de denúncias contra atos que firam as liberdades democráticas, promovendo ações de enfrentamento às violências múltiplas que constituem o fascismo.

 

Leia mais sobre o Comitê Antifascista em Defesa das Liberdades Democráticas e da Uefs. 

Leia Também