Fórum das ADs protocola documento solicitando reunião com o novo governo

19/01/2023

Ouvir a matéria:

Pauta foi protocolada em dezembro de 2022 Foto: Ascom Fórum das ADs

As diretorias das associações docentes das universidades estaduais baianas e o ANDES-SN protocolaram, na última quarta-feira (11), junto ao novo Governo da Bahia e às secretárias (os) recém-empossadas (os), um documento que reitera a pauta de reivindicações 2023. Também foi solicitada uma reunião. Na oportunidade, o ofício foi entregue às secretarias estaduais da Educação (SEC), Administração (SAEB), Relações Institucionais (SERIN), Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI) e à Governadoria.

Leia o documento na íntegra.

A pauta de reivindicações do movimento docente foi protocolada ainda em 2022, no dia 1º de dezembro. Naquele período, o governador Jerônimo Rodrigues (PT) ainda não havia tomado posse, e o documento em questão foi encaminhado para a equipe de transição. Na avaliação do Fórum das ADs, a decisão de protocolar novamente a pauta com a solicitação de reunião é um gesto para que o diálogo seja restabelecido.

“O movimento docente sempre esteve aberto ao diálogo mas, infelizmente, contamos com dificuldades impostas pelo antigo governador Rui Costa. A nossa mesa de negociação, que foi um acordo da greve com o Governo do Estado, em 2019, ficou suspensa por quase três anos, mesmo com reiterados pedidos de reunião da nossa parte. Seguimos abertos ao diálogo e queremos sinalizar isso para os novos gestores e gestoras. É tempo da educação pública baiana e das universidades estaduais voltarem a ser tratadas com respeito”, defendeu Alexandre Galvão, coordenador do Fórum das ADs e presidente da Adusb.

Com o protocolo do novo documento foi gerado o processo de número 009.0287.2023.0001598-37 no Sistema Eletrônico de Informações da SAEB, que pode ser acompanhado pela categoria nas instâncias governamentais.

Fonte: Ascom Fórum das ADs, com edição.

Leia Também