Após indicação do Comitê Antifascista, Administração Central confirma nome de Alysson Mascaro para Aula Magna da UEFS

05/01/2023

Ouvir a matéria:

Ainda em dezembro, o Comitê Antifascista em Defesa das Liberdades Democráticas e da UEFS, se reuniu para discutir as ações para o semestre 2023.1. Com a participação da Associação dos Docentes da UEFS (Adufs), Sindicato dos Trabalhadores em Terceiro Grau do Estado da Bahia (Sintest) e Diretório Central dos Estudantes (DCE), o Comitê indicou o nome do professor Alysson Mascaro para ser o conferencista da Aula Magna do semestre 2023.1, com o objetivo de promover uma discussão sobre o fascismo e suas implicações no atual contexto sociopolítico nacional. A Administração Central aceitou a indicação e o professor Alysson está confirmado como conferencista. A data provável para a realização da Aula Magna é 14 de fevereiro de 2023, às 15h30, no formato presencial.


A indicação de nomes para a Aula Magna, costumeiramente, se dá a partir de um processo de rotatividade entre as entidades. Numa ação inédita, o Comitê Antifascista, que forma esta frente ampla com as entidades da comunidade acadêmica, fez a indicação que foi prontamente acatada pela Administração Central, num evidente entendimento coletivo da necessidade de profundas reflexões acerca do fascismo.


Os retrocessos nos últimos quatro anos com o governo Bolsonaro foram reveladores acerca dos impactos do avanço da extrema direita no Brasil, com a reverberação do discurso de ódio em ataques às liberdades democráticas e promoção de ações violentas direcionadas, sobretudo, às minorias. Neste contexto, a eleição de Luiz Inácio Lula da Silva se tornou um compromisso adotado por diferentes segmentos sociais comprometidos com a democracia, num processo eleitoral considerado o mais importante desde o fim da ditadura militar. Com este mote, inclusive, a Adufs seguiu o encaminhamento do Andes-SN: Votar em Lula para derrotar Bolsonaro nas ruas e nas urnas.


Os valores neofascistas que resultam em cenas de extrema violência, perseguição e atos terroristas, continuam a ocorrer mesmo com a derrota de Bolsonaro nas urnas. Não por acaso, grupos antidemocráticos permaneceram nas ruas, em atos golpistas que questionam a lisura do legítimo processo eleitoral brasileiro. Em grupos, financiados por grandes empresários, ou individualmente, os ataques às liberdades democráticas continuam por meio de fake news, violência e mortes. As cenas delirantes e, muitas vezes, até risíveis, protagonizadas na frente dos quartéis não podem mais ser encaradas como espetáculo, elas são representativas do avanço de uma corrente ideológica que faz vítimas com o uso da violência extrema e que, ao chegar ao poder, desenvolve políticas públicas genocidas como as praticadas no último governo. Portanto, combater esta ideologia é um compromisso que vai muito além das eleições, é uma necessidade de sobrevivência para a preservação da democracia e do direito à existência das liberdades democráticas em todas as suas formas.


A universidade, como importante frente de resistência, não pode se furtar de enfrentar esta discussão e promover ações antifascistas. A UEFS, sobretudo, teve um papel importante neste enfrentamento diante de ataques à comunidade acadêmica no processo eleitoral. A escolha do nome do professor Mascaro, nesse sentido, se configura como uma importante ação para dar continuidade às lutas por meio do debate qualificado e propositivo para a construção de novas ações.


Alysson Leandro Mascaro é professor da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP) e doutor em Filosofia e Teoria Geral do Direito pela mesma instituição. Entre os livros publicados pelo professor estão "Crise e Golpe" e "Estado e Forma Política" que refletem sobre a conjuntura política brasileira. Neste ano de 2022, o Prof. Alysson Leandro Mascaro publicou ainda o livro “Crítica do Fascismo” que sistematiza as variadas análises e interpretações sobre o nazifascismo.

Leia Também