Protocolada pauta 2013 dos docentes das federais

02/04/2013

A pauta de Reivindicações dos Docentes das Instituições Federais de Ensino Superior foi protocolada no Ministério da Educação (MEC) e no Ministério do Planejamento Orçamento e Gestão (MPOG) no dia 26 de março. O documento é resultado das discussões da categoria no 32° Congresso do Sindicato Nacional, realizado de 4 a 9 de março, e reitera a proposta de reestruturação da carreira dos professores.

O sindicato também solicitou audiência com o ministro da educação Aloizio Mercadante para apresentar o documento. A expectativa é de que, a partir da audiência, o ministério assuma uma agenda de reuniões de negociação sobre cada ponto da pauta apresentada.

Segundo Marinalva Oliveira, presidente do Andes-SN, “a negociação feita no ano passado com o Proifes não foi aprovada pela categoria, por isso continuam valendo as reivindicações que foram protocoladas ainda em 2011. Queremos primeiro discutir a precarização nas IFE, vagas, condições de trabalho e o nosso projeto de carreira. Posteriormente, discutir sobre recursos que serão alocados para dar efetividade a essas propostas, e não o contrário”.

Como parte das mobilizações, o Andes-SN convocou a reunião do Setor das Iees/Imes, nesta sexta (5) e sábado (6), na sede do Sindicato Nacional. Além dos informes, consta na pauta da reunião a preparação do Dia Nacional em Defesa do Financiamento e da Autonomia das Iees/Imes, do XI Encontro do Setor, a Jornada de Lutas e a Marcha a Brasília.

INSTITUTOS FEDERAIS

Uma auditoria feita na rede de institutos federais de educação técnica constatou que faltam quase 8 mil professores para estas instituições. Segundo o relatório, feito pelo Tribunal de Contas da União (TCU), o déficit atinge toda a rede de 442 campi em funcionamento no país e equivale a 20% dos profissionais necessários.

O objetivo da auditoria é avaliar as ações de estruturação e expansão do ensino técnico profissionalizante no país, com ênfase nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia.

Veja mais notícias no site do Andes-SN.

Leia Também