Representantes da Adufs, DCE e Sintest dão início às atividades organizacionais do Comitê Antifascista em Defesa das Liberdades Democráticas e da UEFS

07/12/2022

Ouvir a matéria:

Nesta terça-feira (06), representantes da Associação dos Docentes da UEFS (Adufs), Diretório Central dos Estudantes (DCE), Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Terceiro Grau do Estado da Bahia (Sintest) se reuniram para formalizar a construção do Comitê Antifascista que foi um encaminhamento da Reunião Ampliada realizada entre as entidades no dia 26 de outubro, com a participação da Administração Central.


Estiveram presentes na reunião realizada na sede do Sintest, o coordenador do DCE, Pedro Henrique Lima; Elson Moura, professor da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) e diretor da Adufs; e Gisele Rocha, diretora do Sintest. O Comitê Antifascista em Defesa das Liberdades Democráticas e da UEFS é uma frente coletiva que tem por objetivo ser mais um espaço de acolhimento de denúncias contra atos que firam as liberdades democráticas, assim como promover ações de enfrentamento às violências múltiplas que constituem o fascismo. Para isto, as entidades estão unidas na construção de atividades que terão início no retorno do semestre letivo 2023.

Entre os encaminhamentos da reunião desta terça, foram definidos: um regimento para direcionar as ações do Comitê; a sugestão de nomes para levar à Administração Central a proposta de discussão de temas relacionados ao Bolsonarismo e Neofascismo para a Aula Magna; e a construção de uma campanha de mídia para divulgação do Comitê que será um espaço aberto para discussão de temas e realização de atos na Universidade.

Uma nova reunião entre as entidades deve ser realizada ainda neste mês de dezembro para alinhar as próximas ações do Comitê Antifascista em Defesa das Liberdades Democráticas e da UEFS. O início das atividades do Comitê marca o fechamento do ciclo proposto pela Reunião Ampliada ao unir toda a comunidade acadêmica com o propósito de combater o avanço da extrema-direita e das práticas fascistas que avançaram na nossa sociedade. Com a concretização da derrota de Bolsonaro nas urnas, a continuidade de ações para o enfrentamento do fascismo é determinante para manutenção das liberdades democráticas e fortalecimento da democracia. 

Leia Também