Com rejeição unânime da categoria, governo deve apresentar nova proposta

02/04/2013

O governo Wagner tentou enrolar, tratou com descaso o Movimento Docente (MD) e, após quase cinco meses de reuniões para discussão da pauta salarial 2012, apresentou uma proposta desrespeitosa. A resposta da categoria foi aquela esperada: por unanimidade, todas as quatro assembleias rejeitaram a proposta e exigiram do governo a apresentação de uma nova alternativa

A indignação e a posição dos professores foram expostas aos representantes das Secretarias da Educação, da Administração e das Relações Institucionais na última quarta-feira (27), na Fundação Luís Eduardo Magalhães (Flem). Após um intenso debate, foi marcada outra reunião no dia 15 deste mês, às 10 horas, prazo exigido pelo MD para que o governo apresente uma contraproposta, conforme consta na ata. Veja aqui.

Ainda durante a reunião com o governo, o Fórum cobrou uma resposta imediata sobrepagamento do reajuste linear de 5,84%, pois até a presente data o Projeto de Lei que trata da questão ainda não foi encaminhado à Assembleia Legislativa. O Fórum das ADs e o Andes-SN ainda protocolaram na governadoria um documento relatando o posicionamento do Movimento Docente e cobrando do governador Jaques Wagner agilidade no processo de negociação.

Mesmo o governo sinalizando para apresentação de uma nova alternativa, que pode ou não corresponder às expectativas da categoria, os professores se mantêm mobilizados. O Fórum das ADs indicou a realização de assembleias nas quatro Ueba, entre os dias 16 e 18 de abril, para avaliação da segunda proposta do governo e do indicativo de greve, além da intensificação da campanha de mídia e o Dia de Mobilização, a ser realizado na próxima terça-feira (9). Neste dia, na Uefs, os professores farão panfletagem a partir das 7h30 no pórtico, onde tomarão um café da manhã.

O Fórum deve se reunir na próxima segunda-feira (8), na sede daAdufs, para organização das ações. A Adufs está convocando assembleia para o dia 16 de abril, às 16h30, no Auditório do Módulo IV.

“A resposta da categoria à proposta do governo demonstra a disposição em continuar mobilizada. O MD repudia negociar gratificações que não beneficiam todo o corpo docente e acordos salariais de longo período. Fica agora ao governo a tarefa  de apresentar uma proposta que atenda a necessidade dos professores das Ueba”, disse Edson do Espírito Santo,diretor da Adufs.

Na última assembleia, os professores das Universidades Estaduais da Bahia rejeitaram a proposta e mantiveram a pauta definida anteriormente, que prevê o restante da incorporação da gratificação por Condições Especiais de Trabalho (CET) ainda este ano, mais o reajuste salarial de 28%, equiparando o salário com os valores pagos aos educadores das universidades estaduais do Ceará, atualmente os melhores do Nordeste. 

Leia Também