Adufs participa de programação do Novembro Negro da UEFS

01/11/2022

Ouvir a matéria:

Nesta terça (1º), teve início a programação do Novembro Negro da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). O mês de novembro, que marca as celebrações em defesa das populações negras no Brasil, é um momento para ampliar as frentes de resistência, construir coletivamente estratégias antirracistas e resgatar a história de luta do povo negro. Apesar de ser composto majoritariamente por pessoas negras, o país é constituído em bases hierarquicamente racializadas, o que faz com que o racismo estrutural seja um fator limitante para negras e negros.

 

Homens negros são mais vítimas da violência policial, mulheres negras são a maioria das vítimas do feminicídios, ambos são os que mais estão desempregados e enfrentando a miséria e a fome. Sob o governo Bolsonaro, com seu discurso e práticas fascistas, as populações negras foram ainda mais penalizadas. Isso faz com que os movimentos negros e toda a população precise estar ainda mais combatente contra o avanço do racismo.

 

Não apenas na esfera federal as populações negras são mais penalizadas; através do governo estadual vimos o aumento do genocídio da população negra se tornar uma realidade ainda mais dolorosa para as suas famílias. A violência policial racista vitima cada vez mais jovens negros em regiões periféricas sob o álibi de que estes estão envolvidos em crimes ou são potenciais criminosos. Tudo isso, com anuência do governo do estado.

 

O aumento do adoecimento da população negra diante de um quadro social caótico e de extrema pobreza é inevitável. Por isso, para compor a programação do Novembro Negro da UEFS, a Adufs realizará na próxima terça-feira, 8 de novembro, a mesa – Saúde Mental da População Negra: impactos do racismo institucional – que contará com a exposição da psicóloga Maeli Santos Calmon e mediação do professor Gean Santana, diretor do sindicato. A mesa ocorrerá na sala 1, no prédio do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE).

 

No dia 23 de novembro, a discussão será sobre a importância das políticas afirmativas para as universidades estaduais. A mesa 10 anos a mais: a experiência pioneira da Política de Cotas da UERJ e UNEB terá a participação das professoras Rosineide Cristina de Freitas (UERJ) e Marluce de Lima Macêdo (UNEB), com mediação do diretor da Adufs, professor João Diogenes. A mesa terá início às 16h00, no auditório III, do Módulo IV.

Link para a programação completa da UEFS.

Leia Também