Entidades de diversos estados repudiam violência praticada por apoiadores de Bolsonaro à Uefs

27/10/2022

Ouvir a matéria:

O atentado à democracia e à livre manifestação da expressão na Uefs por apoiadores do governo fascista de Bolsonaro foi repudiado por vários sindicatos, CSP-CONLUTAS e associações do país. Alguns mandatos políticos também se posicionaram. Moções, notas e matérias publicadas nos seus sites deram ainda mais visibilidade ao caso, expondo a intolerância e a violência dos grupos de extrema-direita. Paralelamente, os documentos manifestam solidariedade a toda a comunidade acadêmica. Uma faixa colocada pela diretoria da Adufs no pórtico da Uefs com a mensagem Fora, Bolsonaro foi motivo para a presença de homens armados na instituição e invasão ao prédio da Reitoria. 

 

As moções, notas e matérias reforçam que a Uefs não está sozinha. Ao contrário, as diversas entidades representativas das (os) trabalhadoras (es) e os mandatos comprometidos com as lutas populares estão juntos com a comunidade acadêmica, firmes e fortes na defesa inegociável da democracia e da Uefs. Historicamente, as universidades são foco de resistência aos governos autoritários e ditatoriais. Na Uefs, não é diferente. Portanto, atitudes intimidatórias, agressivas e desmandos autoritários não irão arrefecer o enfrentamento aos retrocessos desses grupos, que vociferam o ódio à pluralidade de ideias e aos que defendem uma política diferente do projeto de Bolsonaro e seus aliados.

 

As entidades também registraram que além dos riscos que o governo Bolsonaro representa ao Estado Democrático de Direito, as (os) trabalhadores (es) conviverão, ao longo dos anos, com as consequências da herança maldita deixada pela sua gestão, como a Reforma da Previdência, que acabou com o sonho de milhares de pessoas um dia se aposentar; a volta crescente da fome, da pobreza e do machismo; queda da renda das famílias; desemprego; crimes contra negros e pobres; LGBTQIAP+fobia, destruição das políticas ambientais; massacre de indígenas; cortes no orçamento do setor público; desfinanciamento das políticas sociais; entre outras mazelas.

 

Diante das ameaças que o governo federal representa para a vida da população brasileira e pensando nas perspectivas para o futuro, as entidades, nos documentos de apoio à Uefs, convocam o conjunto da população à luta para derrotar Bolsonaro nas ruas e, no próximo domingo (30), nas urnas, elegendo Lula presidente. Ainda é feito uma alerta sobre a importância de, mesmo após as eleições presidenciais, manter a mobilização contra outra herança de Bolsonaro: o bolsonarismo. O final deste governo não será suficiente para arrefecer a organização política e partidária que ganhou evidência no país após a eleição do atual presidente.

 

Apoio de mandatos

O apoio à liberdade de manifestação do pensamento e aos valores republicanos vieram de Jhonatas Monteiro (PSOL), vereador de Feira de Santana. Usando espaço na Tribuna da Casa Legislativa, o edil também condenou as práticas dos grupos de extrema-direita e exigiu a responsabilização dos envolvidos.

 

Também prestaram solidariedade o deputado estadual Hilton Coelho (PSOL) e o candidato ao governo da Bahia pelo Partido dos Trabalhadores (PT), Jerônimo Rodrigues. 

Leia Também