Nesta sexta (28) comemora-se o Dia da Servidora Pública e do Servidor Público

27/10/2022

Ouvir a matéria:

Em 28 de outubro comemora-se o Dia da Servidora Pública e do Servidor Público. Este ano, porém, em função do segundo turno das eleições 2022, o ponto facultativo da data foi alterado em alguns estados. Na Bahia, o governo transferiu o feriado para 11 de novembro. Imprescindível para a sociedade, este profissional tem o grande desafio de cuidar das pessoas, estendendo a toda a população os benefícios oferecidos pelo Estado, nas mais diversas áreas.

 

A pandemia causada pela Covid-19 revelou às (aos) brasileiras (os) a evidente importância do servidor e dos serviços públicos. Por causa do trabalho desses profissionais e da estrutura do Sistema Único de Saúde (SUS), evitou-se que a tragédia fosse ainda mais devastadora no Brasil, com um número ainda maior de vidas perdidas. Porém, apesar da sua contribuição, os serviços públicos têm sofrido graves ataques, nos âmbitos municipal, estadual e federal. A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 32, cuja votação pode ser retomada a qualquer momento na Câmara dos Deputados, é um dos vários exemplos destes ataques.

 

A PEC propõe um verdadeiro desmonte do setor e, se aprovada, deverá acabar com a estabilidade do/a servidor/a público/a e reduzir salários, com exceção das categorias que têm algumas das remunerações mais altas, a exemplo de juízes e militares. A Proposta também entrega ao setor privado a responsabilidade de oferecer ao povo serviços fundamentais como educação, saúde e assistência social. Os servidores ainda sofrem com reformas que impõem grandes perdas ao poder de compra deles. Um exemplo, e que também foi aprovada pelo governador Rui Costa, foi a Reforma da Previdência, através da qual houve aumento das alíquotas previdenciárias desses trabalhadores.

 

Muitas vezes, os governos atribuem ao funcionalismo a culpa pelas mazelas que ocorrem no país. De forma recorrente, os servidores são pejorativamente chamados de marajás, numa clara intenção de colocar a população contra eles. O fato é que é necessário a população lutar por mais investimento no serviço público e por respeito aos servidores. A diretoria da Adufs tem participado ativamente das mobilizações realizadas na Bahia em defesa do setor público. Em nível federal, atua em conjunto com o ANDES-SN nas atividades organizadas em Brasília. 

Leia Também