Apoiadores do governo Bolsonaro enfrentam forte resistência ao mobilizarem-se no pórtico da Uefs

21/10/2022

Ouvir a matéria:

Diante da força dos docentes e discentes, o grupo de extrema-direita recolheu os materiais de apoio ao presidente e saiu

Na Uefs, fascista não se cria; enfrentará a resistência da comunidade acadêmica, que segue forte e mobilizada! O recado foi dado presencialmente por docentes e discentes da universidade, que se concentraram no pórtico da universidade, na quinta-feira (20), após tomarem conhecimento da presença de apoiadores do governo autoritário de Bolsonaro no local. Os grupos de apoio ao presidente utilizaram blusas e adesivos com propaganda dele, além de uma faixa insinuando que os (os) estudantes são ideologicamente manipulados pelos partidos de esquerda. A faixa ainda chama o candidato Luís Inácio Lula da Silva de corrupto e ladrão.

 

Na tentativa de descredibilizar e desqualificar a luta, os grupos de extrema-direita também questionaram, de forma irônica, se os estudantes não estavam em aula. Firmes, docentes e alunos reafirmaram a defesa da democracia e a disposição para derrotar Bolsonaro nas ruas e, no dia 30 de outubro, nas urnas.  “Aqui é Bahia. E, na Bahia, fascista não se cria” foi uma das palavras de ordem utilizadas de forma uníssona por docentes e discentes da universidade. Diante da força dos membros da comunidade acadêmica, os grupos de extrema-direita recolheram os materiais de apoio ao presidente e foram embora.

 

A presença dos adeptos do mandatário da nação na universidade acontece após uma sequência de atos violentos que ameaçam a democracia, a autonomia universitária, a livre manifestação sindical e do pensamento. Investidas que incluíram até a invasão ao prédio da Reitoria, a presença de homens armados no pórtico da Uefs para arrancar a faixa exposta pela diretoria da Adufs com a mensagem Fora, Bolsonaro e, por volta da meia-noite de quarta-feira (19), a presença de indivíduos encapuzados para retirar a nova faixa posta pelos diretores da Associação.

 

“Vivemos em uma conjuntura de ataques diretos à universidade. Mas, sempre daremos respostas ao Bolsonarismo. A universidade não é do fascismo”, disse Yuri Caetano, secretário geral do Diretório Central dos Estudantes da Uefs (DCE). 


Veja vídeo publicado no Facebook e no Instagram da Adufs.

Leia Também