Dia Nacional de Lutas pela Educação e pela Democracia reúne manifestantes em Feira de Santana

19/10/2022

Ouvir a matéria:

Na última terça-feira (18), Dia Nacional de Luta pela Educação e pela Democracia, manifestantes em todo país foram às ruas para protestar contra os recorrentes ataques do governo Bolsonaro à educação pública e à democracia. Em Feira de Santana, o ato teve início em frente ao Instituto Gastão Guimarães e seguiu até a região do Centro de Abastecimento, no Centro da Cidade. Estudantes, docentes e população em geral se uniram para defender as instituições públicas de ensino e para reiterar a defesa irrestrita à democracia.

Antes de se deslocar para a concentração do ato, estudantes fizeram uma manifestação no pórtico da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) em repúdio à ação violenta de invasão da Reitoria e retirada da faixa colocada pela Adufs, ocorrida na noite da segunda (17). O episódio protagonizado por bolsonaristas é representativo da violência fascista que se ampliou sob um governo que incentiva o uso de armas, dissemina discurso de ódio e não tem qualquer compromisso com os valores democráticos.

Essas cenas têm se repetido em todo país. São muitos os relatos de pessoas que são agredidas e/ou têm seus objetos violados por discordâncias ideológicas. Isso faz com que as pessoas se sintam receosas até mesmo de expressar opiniões políticas contrárias. Diante das tentativas de intimidação, não retrocederemos, este foi o recado dado neste Dia Nacional de Lutas.

Nas ruas, muitas manifestações de apoio às palavras de ordem que enfatizaram a necessidade da derrota do governo Bolsonaro nas urnas. Apesar de o governo ter retrocedido em relação ao confisco no orçamento das instituições federais de ensino, é evidente que esta foi uma manobra para evitar a repercussão negativa neste período eleitoral. É importante registrar que, mesmo com esse recuo, por conta dos confiscos anteriores, os Ministérios da Educação (MEC) e da Ciência e Tecnologia MCT foram os mais penalizados com o estrangulamento orçamentário.

A luta é para derrotar o governo Bolsonaro e impedir que mais ações danosas aos serviços públicos, que se multiplicaram neste governo, voltem a ocorrer. Por isso, o enfrentamento não se limitará às urnas, será ampliado nas ruas para que mais retrocessos não ocorram.


Veja as fotos no Facebook da Adufs.

Leia Também