Diretoria da Adufs amplia ações contra atos de violência à democracia e à liberdade de expressão

19/10/2022

Ouvir a matéria:

A diretoria da Adufs não irá se intimidar e nem se calar diante dos episódios de violência à democracia e à liberdade de manifestação do pensamento, cometidos após o sindicato dispor faixas com a insígnia Fora Bolsonaro no pórtico da Uefs! Diversas ações a curto, médio e longo prazos já estão sendo realizadas nos âmbitos político, administrativo e jurídico, a fim de ampliar e intensificar a luta. A defesa da livre manifestação é inerente à tarefa das entidades de classe de trabalhadoras (es) e este sindicato não se furtará desta responsabilidade!

 

Na próxima sexta-feira (21), a diretoria montará um toldo ao lado da Adufs com o objetivo de distribuir às (aos) docentes um kit composto por itens como adesivos, camisas e perfurade. As peças reafirmam o compromisso da categoria com a defesa da democracia e com a mobilização indicada pelo ANDES-SN para derrotar Bolsonaro nas ruas e, no dia 30 de outubro deste ano, vencê-lo também nas urnas, elegendo Luís Inácio Lula da Silva presidente da República. A atividade ocorrerá das 8h às 12h e das 13h às 18h. No início do dia, ainda será oferecido um café da manhã. A ação integra as atividades encaminhadas na reunião ampliada de docentes, realizada no dia 11 de outubro.

 

Os ataques envolvendo as faixas dispostas pela diretoria da Adufs no pórtico da Uefs são comuns a grupos de extrema-direita que se coadunam com a agenda autoritária e fascista de Jair Bolsonaro. Os atos violentos protagonizados pelos apoiadores do atual presidente contra a Uefs começaram na última semana e seguiram nesta, incluindo a presença de homens armados e invasão ao prédio da reitoria da universidade.

 

A Adufs segue forte e recebendo o apoio de diversas entidades representativas, através de moções, presenças das categorias nas mobilizações por ela organizadas e divulgação de matérias nos sites institucionais. A imprensa de Feira de Santana, Salvador e de algumas cidades do interior baiano também repercutiram os atos violentos e antidemocráticos praticados por membros da extrema-direita.

 

Reunião ampliada

As diretoras e os diretores da Associação também convidaram a categoria para uma reunião ampliada. O encontro ocorrerá nesta quinta-feira (20), às 9h, no formato híbrido, na sede da Adufs. O link será enviado via email no dia da reunião. A pauta será: Conjuntura eleitoral 2022.

 

A diretoria da Adufs ainda deve chamar as coordenações do Diretório Central dos Estudantes (DCE) e do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia (Sintest) para uma reunião ampliada com o intuito de discutir a construção de uma Assembleia Geral Universitária (AGU). A proposta da AGU constitui-se nos próximos passos a serem dados de forma unificada com as entidades que representam a comunidade acadêmica da Uefs.

 

Nas matérias abaixo, leia sobre os ataques cometidos por grupos de extrema-direita contra a democracia na Uefs. 


É urgente derrotar Bolsonaro nas urnas e nas ruas

Comunidade acadêmica da Uefs e outras entidades reagem aos atos de violência e ameaças à democracia por grupos extremistas de direita

Reitoria da UEFS é invadida por bolsonaristas que tentam coagir o Reitor a retirar a faixa "Fora Bolsonaro" colocada pela Adufs

 



Leia Também