Reitoria da UEFS é invadida por bolsonaristas que tentam coagir o Reitor a retirar a faixa "Fora Bolsonaro" colocada pela Adufs

17/10/2022

Ouvir a matéria:

Na noite desta segunda-feira (17), ocorreu mais um episódio de violência fascista na Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Numa situação sem precedentes, dois homens invadiram a Reitoria e coagiram a secretária do gabinete. O reitor, Evandro do Nascimento, foi obrigado a sair da sua sala para intervir na situação. Segundo relato do próprio Reitor, os homens, que faziam filmagens sem autorização, questionaram de forma abrupta o porquê de uma universidade pública permitir a presença de uma faixa com os dizeres Fora Bolsonaro. Evandro do Nascimento enfatizou o posicionamento que vem manifestando publicamente em suas últimas entrevistas, afirmando que não há qualquer crime eleitoral em curso, uma vez que a livre manifestação do pensamento é respaldada pela legislação vigente.

O argumento incoerente dos bolsonaristas é que a faixa colocada pela Adufs é um incentivo à formação de estudantes de esquerda, o que de forma objetiva foi rechaçado pelo reitor. Diante da rigidez de posicionamento de Evandro do Nascimento, os bolsonaristas se retiraram da Reitoria e tentaram por meio de um servidor da Unidade de Infraestrutura e Serviços (Uninfra) saber informações sobre a Adufs, mas não tiveram êxito. Outros dois homens os aguardavam do lado de fora da Reitoria. Antes de sair, os quatro homens retiraram duas das três faixas que estavam colocadas no pórtico da universidade.

Não retrocederemos. Diante de mais uma violência ao direito de livre expressão do pensamento sofrida pela Adufs, o assessor jurídico do sindicato, Danilo Souza Ribeiro, acionará os órgãos competentes para adoção das medidas adequadas para identificação e responsabilização dos agressores. O bolsonarismo será derrotado nas ruas e nas urnas.

Leia Também