Em reação à violência e práticas antidemocráticas contra a Uefs, docentes, estudantes e outras entidades fazem mobilização

13/10/2022

Ouvir a matéria:

Segue a luta contra o autoritarismo e em defesa das liberdades democráticas

Logo no início da manhã desta quinta-feira (13), mesmo sob chuva, docentes, discentes e da Uefs, além da coordenadora de Inclusão e Acessibilidade do Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (Sinasefe), Luísa Senna, mobilizaram-se no pórtico da instituição. O ato foi uma resposta às ações antidemocráticas, autoritárias e violentas praticadas por apoiadores do presidente da República e que culminaram com o corte e a tentativa de retirada da faixa colocada pela diretoria da Adufs na entrada da universidade com a insígnia “Fora, Bolsonaro”.  Contra esta tentativa de intimidação, as categorias seguem firmes. Duas novas faixas contendo a mesma mensagem também foram colocadas no campus, sendo uma na entrada do pórtico e outra na saída, para marcar a luta pela defesa da democracia.

 

Com a proposta de coletivizar a luta e ampliar o enfrentamento a esses ataques, a diretoria da Adufs dialoga com outras entidades e movimentos sociais de Feira de Santana, a exemplo do Movimento Fora Bolsonaro Feira de Santana. É urgente o envolvimento de todos no enfrentamento ao governo federal, notadamente em função dos recentes episódios de violência na Uefs cometidos pelos seus apoiadores. O ataque começou com ameaças através de vídeos gravados em frente à faixa, mas seguiu com a presença de homens armados no pórtico da universidade, que tentaram retirar a faixa.  

 

A mobilização contra o governo fascista de Bolsonaro seguirá com outras atividades, como ato público e debates sobre fascismo e conjuntura nacional, inclusive após as eleições deste ano, haja vista a consolidação do Bolsonarismo como força política no país. A próxima ação será um ato público no dia 18 de outubro, às 8h, em frente ao Instituto de Educação Gastão Guimarães. O protesto marca o Dia Nacional de Luta contra o Confisco das Verbas da Educação, realizado em todo o Brasil para denunciar os ataques do governo do atual presidente à educação pública. O ANDES-SN e a União Central dos Estudantes (UNE) integram o conjunto de entidades que, nacionalmente, constroem o ato, em Feira de Santana organizado pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Uefs, além de discentes da Ufrb e do Ifbaiano.

 

Chega de práticas ilícitas e intoleráveis! É necessário barrar o governo Bolsonaro nas ruas e nas urnas, votando, no dia 30 de outubro deste ano, em Luís Inácio Lula da Silva para presidente da República.


Leia a matéria publicada pela diretoria da Adufs defendendo a derrota de Bolsonaro nas ruas e nas urnas. 

 

        Leia a matéria na qual a Adufs denuncia a tentativa de intimidação, com a retirada da faixa por apoiadores de Jair Bolsonaro. 

        Veja mais fotos e vídeos no Facebook e no Instagram da Adufs.




Leia Também