Adufs entra com ação coletiva para garantir pagamento à função de coordenação de colegiado

30/09/2022

Ouvir a matéria:

A Adufs, por meio da Assessoria Jurídica, impetrou uma ação coletiva para assegurar o direito das (dos) docentes à remuneração pelo cargo de coordenação de colegiado. Em paralelo, já estão em curso mais de 10 ações individuais de docentes que atuam ou atuaram na função nos últimos cinco anos. Como a ação coletiva não é retroativa, as ações individuais visam assegurar o pagamento devido pelo trabalho já realizado para minimizar os prejuízos acumulados.

 

Atualmente, 36 docentes atuam na função sem qualquer remuneração. Isso acontece porque, na Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), existem 28 cargos de coordenação de colegiado estabelecidos de acordo com a Lei Estadual nº 13.466 de 22 de dezembro de 2015, que dispõe sobre a organização e funcionamento das Universidades Estaduais da Bahia e identifica a função com a nomenclatura DAS-3 Coordenador de Colegiado. A distribuição do cargo, de acordo com o número de vagas disponíveis, se deu por ordem cronológica de criação dos cursos de graduação e pós-graduação pela instituição. Quando este número excedeu o total de vagas disponíveis para a função, os cursos não tiveram vagas para alocar as coordenações em cargos comissionados. Isso significa que, a partir da criação do curso de número 29, nenhum ocupante de cargo de coordenação destes cursos recebe pela função que exerce.

 

A ação coletiva fortalece a defesa da Adufs pela garantia dos direitos das (dos) docentes, o que pode representar maiores chances de êxito nos processos, e amplia o enfrentamento diante do número expressivo de professoras e professores que são prejudicados por mais este ataque do governo do Estado aos direitos da categoria.  Portanto, docentes que estejam nesta situação ou que já estiveram, nos últimos cinco anos, devem procurar imediatamente a Assessoria Jurídica da Adufs.

 

O assessor jurídico Danilo Souza Ribeiro está realizando plantões híbridos durante o semestre 2022.2. O atendimento permanece às terças-feiras, das 14h às 16h, mas com plantões presenciais e remotos intercalados. Na próxima terça-feira (4), o plantão será realizado no formato presencial. O pedido de agendamento deve ser feito até às 12h do dia do atendimento, seja ele presencial ou remoto, através do e-mail: [email protected] ou pelo número (75) 98864-7205.

Leia Também