Adufs marca presença em reunião do Pleno do GT Seguridade Social e Aposentadoria

28/09/2022

Ouvir a matéria:

Entre os pontos da pauta, a importância de as universidades estruturarem os próprios setores de vigilância em saúde. Foto: Adroaldo Oliveira

Docentes de diversas seções sindicais do país participaram da reunião do Pleno do Grupo de Trabalho de Seguridade Social/Assuntos de Aposentadoria (GTSSA) do ANDES-SN, realizada nos dias 24 e 25 de setembro, em Brasília. A Adufs foi representada pela professora Sarah Rios e pelo professor Adroaldo Oliveira, ambos integrantes do GTSSA da Uefs. Além da Adufs, somente representantes da associação docente da Usp e da Uerj compunham as ADs estaduais que integraram o debate. Na pauta, um painel sobre a construção do Dossiê sobre a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), análise da conjuntura, resoluções aprovadas no 65° CONAD, mais a organização da II Jornada Nacional do(a)s Aposentado(a)s e do VIII Seminário Nacional de Saúde do(a) Trabalhador(a) Docente.

 

Entre os informes dados pelo professor Adroaldo Oliveira e pela professora Sarah Rios destacam-se a campanha contra o assédio na Uefs (LINK) e a pesquisa: Trabalho Docente e Saúde em Tempos de Pandemia (Covid-19), idealizada pelo Núcleo de Epidemiologia da Uefs e o Núcleo de Saúde, Educação, e Trabalho da UFRB (NSET) (LINK). A pesquisa teve apoio político da Adufs, Associação dos Professores Universitários do Recôncavo (Apur) e do Sindicato dos Professores do Estado da Bahia (Sinpro).

 

No encontro também foi discutida a importância de as universidades estruturarem os próprios setores de vigilância em saúde da (o) trabalhadora (or), a fim de definir ações que as (os) amparem. “É preciso unir ações de vigilância, com a promoção e prevenção dos agravos e riscos de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho. Para o Encontro de Saúde do Trabalhador, promovido pelo GTSSA do ANDES-SN e que deve acontecer em 2023, sugerimos uma mesa com o objetivo de debater o papel do Estado no que tange à organização dos setores de vigilância do trabalhador nestas instituições públicas de ensino superior”, informou Adroaldo Oliveira.

 

Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH)

Foram muitas as críticas à EBSERH, como o ataque à autonomia universitária, a utilização da força de trabalho dos estudantes da área da Saúde e o uso dos recursos públicos para investimento na iniciativa privada. Após a exposição da Frente Nacional Contra a Privatização da Saúde (FNCPS) e o debate, um dos principais encaminhamentos, este feito pelo ANDES-SN, foi a elaboração de um dossiê, buscando cooperação com a FNCPS e da Federação dos Sindicatos dos Trabalhadores Técnico-administrativos em Instituições de Ensino Superior Públicas do Brasil (Fasubra).

 

De acordo com o que fora discutido no encontro, há dificuldades em se buscar os dados necessários à elaboração do dossiê, porque muitos, por serem contratados temporariamente, têm receio de perder o emprego por dar informações. A precarização das condições de trabalho e o assédio são intensificados no sistema de gestão dos hospitais universitários”, disse Sarah Rios, acrescentando que a EBSERH é uma empresa pública de direito privado criada para administrar esses hospitais, mas que serve como via para terceirizá-los. Além disso, o ANDES-SN observa que em quase todas as instituições, a contratualização se deu sob o argumento da falta de recursos para gestão dos hospitais pelas universidades e, em muitas, com a postura autoritária da reitoria. 


Quanto ao 8º Seminário Nacional de Saúde do Trabalhador, os presentes avaliaram que diante do cenário eleitoral e das demais atividades do ANDES-SN, o evento deve acontecer entre 17 e 19 de março de 2023. A Jornada Nacional dos Aposentados ocorrerá em Brasília, de 21 a 23 de novembro de 2023. 

Leia Também