Diretoria da Adufs organiza Semana das Professoras e dos Professores

28/09/2022

Ouvir a matéria:

Para marcar o Dia da (o) Docente, nacionalmente comemorado em 15 de outubro, as (os) diretoras (es) da Adufs prepararam a Semana das Professoras e dos Professores. Em 13 do próximo mês será realizada uma mesa cujo tema é O papel das centrais sindicais no fortalecimento da classe trabalhadora: CSP-CONLUTAS em debate. Participarão, como debatedoras, Márcia Lemos, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), e Sandra Marinho, lotada na Universidade Federal da Bahia (Ufba). Um delicioso almoço animará as (os) sindicalizadas (os) no dia 15 do mesmo mês, a partir das 13h, no Sítio Campestre, localizado no bairro Papagaio.

 

Além da discussão com as docentes da Ufba e da Uesb, as (os) diretoras (es) voltarão a distribuir, a partir do dia 13 de outubro, materiais da campanha de sindicalização da Adufs. A atividade será feita semanalmente. A proposta é intensificar o diálogo com as (os) professoras (es) sobre a importância da filiação, principalmente diante do recrudescimento das investidas do governo da Bahia contra as universidades estaduais. A força do sindicato está em suas/seus filiadas (os)! Somente a categoria forte e unida conseguirá reverter os ataques em curso e pressionar os gestores públicos a negociar as reivindicações.

 

Mesa

A mesa sobre O papel das centrais sindicais no fortalecimento da classe trabalhadora: CSP-CONLUTAS em debate está marcada para às 16h, no Auditório 5, Módulo VII da Uefs. A Profa.  Sandra Marinho apresentará elementos que justificarão a permanência do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (ANDES-SN) na base de associados da Central Sindical e Popular (CSP-CONLUTAS). A filiação do ANDES-SN à Central Sindical foi deliberada em 2007 e referendada em 2011. Já a Profa. Márcia Lemos fará o caminho contrário, trazendo à reflexão justificativas para a desfiliação do ANDES-SN à CSP-CONLUTAS.

 

A escolha do tema foi motivada pelas posições acaloradas da categoria, ao longo de alguns anos, a favor da permanência e contra a continuidade do ANDES-SN na Central. Postura estas que se intensificaram no 40º Congresso do Sindicato Nacional, ocorrido entre 27 de março e 1º de abril deste ano. Por conta deste cenário, o ANDES-SN remeteu o debate para discussões com a base ao longo de 2022, com o compromisso de sistematizá-las no 14º Conad Extraordinário, a ser realizado nos dias 12 e 13 de novembro, na Universidade de Brasília (Unb). O tema desta edição do Conad é CSP-CONLUTAS: balanço sobre atuação nos últimos dez anos, sua relevância na luta de classes e a permanência ou desfiliação da Central. Ainda segundo a decisão do Sindicato Nacional, o 41º Congresso do ANDES-SN, que acontecerá na UFAC, Rio Branco (AC), no início de 2023, deverá definir uma posição da categoria.

 

Conforme o entendimento de algumas (uns) docentes, a CSP-CONLUTAS não se engajou nas lutas recentes pela defesa da democracia brasileira, em especial, na luta contra o Golpe de 2016 e pelo reconhecimento da perseguição jurídica sofrida pelo ex-presidente Lula. O possível isolacionismo da Central teria contribuído para o cenário de desmonte de direitos, políticas e serviços públicos. Posição política esta que impede o ANDES-SN de ampliar a relação com outras forças políticas do campo progressista. Na avaliação de outras (os) professoras (es), no entanto, a CSP-CONLUTAS tem se consolidado como um importante instrumento de luta da classe trabalhadora ao longo dos anos, aglutinando trabalhadoras/es do campo e da cidade, movimentos sindicais e populares, estudantis e setores oprimidos como mulheres, negros e negras, povos originários, quilombolas, entre outros.

 

Debatedoras

Ambas as docentes têm vasta experiência no movimento docente e participam ativamente das atividades realizadas ou que envolvem o ANDES-SN e a CSP-CONLUTAS. A professora Márcia Lemos é doutora em História pela Universidade Federal Fluminense, mestre na mesma instituição e graduação em História pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Atua na equipe editorial da Revista "Germinal: marxismo e educação em debate" e coordena o Laboratório de Estudos Marxistas – Uesb, onde desenvolve pesquisa em duas linhas: Formações sociais pré-capitalistas entre a Antiguidade Tardia e a Alta Idade Média; e Mulheres, Feminismo e Ideologia.

 

Sandra Maria Marinho Siqueira possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará, graduação em História pela Universidade Estadual do Ceará, mestrado em Educação e Comunicação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Ceará. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação de Adultos, atuando principalmente nos seguintes temas: educação de jovens e adultos, marxismo, movimentos sociais e educação do campo. Coordena o Laboratório de Estudos e Pesquisas Marxistas (LEMARX) e a área do PIBID pedagogia da UFBA.

 

Festa para as (os) sindicalizadas (os)

Empenhada em garantir a participação do maior número de sindicalizadas (os) à festa, a diretoria da Adufs disponibilizará o transporte para o traslado entre Salvador e Feira de Santana. A Assessoria de Comunicação divulgará o horário de partida e chegada do veículo à capital baiana nos próximos dias.

 

Animarão a confraternização o grupo de samba Simplicidade a Mais e a cantora Paula Sanffer. Um espaço infantil auxiliará os pais na distração das crianças. A diretoria da Adufs também distribuirá brindes às (aos) docentes. 





Leia Também