Crítica ao Proifes rende interpelação judicial ao professor Ricardo Antunes

20/03/2013

Manifestações de apoio de diversas instituições de ensino estão circulando na internet em apoio ao professor Ricardo Antunes, titular da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). O docente sofre uma interpelação judicial movida pela Federação de Sindicatos de Professores e Professoras de Instituições Federais de Ensino Superior (Proifes), motivada por uma declaração no Programa Roda Viva da TV Cultura, exibido no dia 3 de setembro de 2012.

Questionado a respeito da greve dos professores das universidades federais, o sociólogo brasileiro disse: “Alguém acredita que não tem greve? Que a greve acabou porque uma entidade criada pelo governo, incentivada pelo governo, ela não fala pelo conjunto – a chamada Proifes, ela não fala pelo conjunto dos professores, as universidade federais ainda estão paralisadas...”.

Para reunir as assinaturas em um documento, os docentes estão preparando um manifesto que repudia a iniciativa da Proifes, no site Petição Pública. O Andes-SN entrou em contato com o professor Ricardo Antunes e colocou a sua disposição todo o suporte político e jurídico necessário. De acordo com a presidente do Andes-SN, Marinalva Oliveira, a entidade está recomendando a todas seções sindicais que manifestem o apoio, sem prejuízo das manifestações individuais.

A diretoria da Adufs se solidariza com o colega e conclama os colegas da Uefs a assinarem o manifesto em apoio ao professor Ricardo Antunes.

Fonte: Andes, com edição

Leia Também