Adufs participa de reunião do Grupo de Trabalho Política de Classe, Questões Étnico-Raciais, Gênero e Diversidade Sexual (GTPCEGDS) que acontece em Recife

14/09/2022

Ouvir a matéria:


Nos dias 12 e 13 de setembro, a Adufs participou da reunião do Grupo de Trabalho Política de Classe, Questões Étnico-Raciais, Gênero e Diversidade Sexual (GTPCEGDS) que aconteceu em Recife, sediada pela ADUFERPE Seção Sindical - Associação dos Docentes da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Representaram a Adufs, a professora Reinalda Souza e o professor João Diógenes. Entre as discussões, a construção de estratégias de defesa das Insituições de Ensino Superior (IES), das políticas de cotas e de enfrentamento ao racismo.

O GTPCEGDS esteve reunido dentro da Programação do XII Congresso de Pesquisadores (as) Negros (as)  (COPENE), com dois objetivos: Encaminhar o que foi decidido no Encontro do Andes relacionado às temáticas do GT e criar uma parceria com a Associação Brasileira dos (das) Pesquisadores (as) Negros (as) (ABPN) na luta das políticas de ações afirmativas  para discentes e docentes.

Com a celebração dos 10 anos de Cotas nas universidades públicas, os debates sobre políticas afirmativas de acesso e permanência são fundamentais para ampliar as ações voltadas às pessoas negras e outros grupos minoritários. A Adufs tem colaborado com esta discussão, fortalecendo as iniciativas propostas na universidade, ampliando a representatividade nas suas produções e propondo a realização de debates que envolvam a temática racial e suas interseccionalidades. Para o próximo mês de novembro, inclusive, já estão sendo preparadas mesas propostas pelo sindicato para compor a programação do Novembro Negro da UEFS.

Leia Também