Nota de Pesar - Prof. Helder Almeida Mota
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Diretoria da Adufs registrou a decisão da assembleia
Em reunião ampliada com servidoras e servidores,
a Administração Central da Uefs fez um histórico das contratações dos últimos
meses com as prestadoras do serviço de transporte entre Salvador e Feira de
Santana e falou sobre as características do novo contrato emergencial, iniciado
na última terça-feira (23). Os gestores reafirmaram que diante das exigências
do mercado, no qual as empresas alegam desinteresse na continuidade do contrato
em função de prejuízos financeiros, para garantir a continuidade do traslado
é necessário um instrumento que sinalize a previsibilidade da utilização dele. Essa
condição implica no preenchimento do formulário pelos trabalhadores. O encontro
aconteceu nesta quinta (25).
Ainda conforme informado pela Administração, os
contratos precisam ser apreciados por instâncias governamentais, a exemplo das
secretaria estaduais da Administração (Saeb) e da Fazenda (Sefaz), Tribunal de
Contas do Estado (TCE) e a Procuradoria Geral do Estado (PGE), e cumprir o que
determina decretos e leis publicados ao longo de diversos anos, como em 2005, 2015
e 2020, por exemplo. Os documentos estabelecem medidas para a gestão das
despesas e controle dos gastos de custeio e de pessoal, diretrizes para a
execução orçamentária do exercício financeiro, além de dispor sobre as
licitações e contratos administrativos pertinentes a obras, serviços, compras,
alienações e locações no âmbito dos Poderes do Estado.
Presente à reunião ampliada, Elson Moura,
diretor da Adufs, ressaltou que a participação da diretoria segue em
conformidade com o que fora definido em assembleia realizada no dia 2 de agosto. Naquela data, a categoria aprovou, por unanimidade, não preencher o
formulário enviado pela Uninfra para fazer a previsão do quantitativo diário de
passageiros, além de solicitar que a diretoria cobre o cumprimento da decisão
judicial que determinou a oferta do serviço. A categoria entende ser uma
prerrogativa da gestão fazer a previsão da demanda para a aplicação responsável
dos recursos públicos. No entanto, discorda do formato utilizado pela
Administração e defende outras formas de fazer a previsão, que não represente a
coleta de dados dos servidores.
Elson Moura também rechaçou a intervenção do
governo na autonomia da universidade, concretizada a partir da submissão de
contratos da instituição a órgãos do governo. “O governo cria normativas que
não se adequam à singularidade da universidade. No intuito de combater as
investidas dele contra as instituições públicas de ensino superior da Bahia, o
Fórum das ADs incluiu este ponto na pauta de reivindicação protocolada em dezembro
de 2021”. O diretor ainda disse que a reunião desta quinta (25) foi o
momento para as (os) servidoras (es) esclarecerem, junto à gestão da
universidade, os questionamentos referentes ao traslado entre Salvador e Feira
de Santana, já que o contrato é gerido pela Administração.
Novo contrato
Atualmente, o traslado entre Salvador e Feira
de Santana está garantido via contrato emergencial firmado no dia 23 de agosto,
já remodelado. A validade é de 180 dias. Conforme contrato assinado entre a Uefs
e a prestadora do serviço, esta ação funcionará sob demanda, com frequência de
viagens estimada e previsão de dias e horários. A proposta da Administração
Central da universidade é realizar o processo licitatório para a contratação da
empresa prestadora do serviço.
A reunião ampliada desta quinta-feira (25) é resultado do encontro ocorrido entre servidores e a Administração Central da
Uefs, no dia 17 de agosto.
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