Adufs participa de Aula Magna sobre Saúde Mental. Tema tem sido discutido pela diretoria

23/08/2022

Ouvir a matéria:

Saúde Mental no Ambiente Universitário será tema de Aula Magna referente ao semestre letivo 2022.2, marcada para esta terça-feira (23), às 14h30, no Anfiteatro do módulo II. O tema tem sido amadurecido há alguns anos pela diretoria da Adufs, que também desenvolve e colabora com ações e projetos relacionados ao assunto, envolvendo trabalhadores e discentes da universidadeO diretor da Adufs, Gean Santana, irá compor a mesa da atividade, cujo palestrante será o psicólogo Leonardo de Oliveira Barros, docente do Instituto de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia da Universidade Federal da Bahia (Ufba).

 

Entre as ações que tiveram a participação ou foram organizadas pela diretoria da Adufs estão discussões, pesquisa, roda de conversa, LiveOficina Interregional, além da Semana de Saúde e Segurança do Trabalho. A mais recente atividade foi uma reunião, há dois meses, que tratou sobre saúde da servidora e do servidor público no ambiente de trabalho. Na ocasião, foram esclarecidas informações que vão desde a identificação/notificação dos casos de doenças relacionadas à atividade laboral até os procedimentos a serem adotados para dar suporte àquelas e àqueles que foram acometidos por alguma enfermidade. Presentes ao encontro, a coordenação do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador de Feira de Santana (Cerest) e a Divisão de Vigilância Saúde do Trabalhador/Centro de Estudos em Saúde do Trabalhador (DIVAST/CESAT) orientaram o registro dos casos de afastamentos e/ou licenças médicas, através de Sistemas de Informações do SUS. A reunião foi solicitada pelo Fórum de Saúde e Segurança do Trabalho da Uefs.

 

As informações tratadas na reunião são cruciais tanto para o reconhecimento das doenças, como para o acompanhamento das trabalhadoras e dos trabalhadores por meio dos serviços de saúde ocupacional. Também participaram do encontro o Grupo de Trabalho Seguridade Social e Assuntos de Aposentadoria da Adufs (GTSSA), do qual a diretoria da Associação faz parte, representantes do setor de saúde ocupacional do Hospital Geral Clériston Andrade, Sindicato dos Bancários, Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia (Sintest), Pró-Reitoria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas da Uefs (PGDP), Núcleo de Epidemiologia e o Programa de Extensão sobre Vigilância em Saúde do Trabalhador (Visat) desta universidade.

 

Em um novo encontro, ocorrido em maio deste ano, o Fórum de Saúde e Segurança do Trabalho na Uefs pontuou, a partir da solicitação de licenças para tratamento da saúde, a existência de alguns casos de adoecimento mental de servidoras e servidores na instituição. As (os) integrantes do Fórum identificaram a necessidade de um espaço que sirva para o acolhimento e convivência para essas trabalhadoras e trabalhadores e aprimoramento de medidas de prevenção de acidentes e doenças do trabalho. 

 

O GTSSA da Adufs também esteve, em outro momento, com representantes da SubGerência de Segurança do Trabalho e Qualidade de Vida da Uefs. Na pauta, saúde mental de servidoras (es) e estudantes. Durante o diálogo, as (os) professores citaram que existem muitos casos de adoecimento no meio acadêmico, conforme pesquisas já divulgadas em algumas universidades do país. Para as (os) docentes, os desencadeadores destes processos podem estar relacionados à sobrecarga e às condições de trabalho e estudo existentes nessas instituições. 

 

Pesquisa

Boletins Epidemiológicos lançados a partir de setembro do ano passado divulgaram os dados obtidos na pesquisa Trabalho Docente e Saúde em Tempos de Pandemia (Covid-19). O objetivo foi visibilizar as características do trabalho remoto exercido pela (o) docente no contexto da pandemia da Covid-19 e avaliar os efeitos à saúde, com ênfase nas alterações do sono, sobrecarga doméstica e saúde mental. A pesquisa evidenciou impactos negativos na saúde física e mental dessas (es) servidoras e servidores, em tempos de trabalho remoto. Em se tratando da Uefs, houve prevalência de Transtornos Mentais Comuns (TMC) em 46,3% das (os) entrevistadas e entrevistados, 43,8% tiveram o sono gravemente alterado e 66,8% queixaram-se de dores frequentes na coluna e dores musculares em membros superiores. A coleta de dados ocorreu entre outubro de 2020 e fevereiro de 2021.

 

A mesma pesquisa ainda foi realizada com professoras (es) de instituições particulares da Bahia e da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (Ufrb). Para a diretoria da Adufs, que apoiou a iniciativa politicamente e na divulgação do formulário desta, o contexto do trabalho remoto foi de grande pressão, sobrecarga e estresse em decorrência do aumento do trabalho e das condições adversas para sua realização. À época, a categoria precisou aprender e adaptar-se às novas tecnologias para continuar as atividades acadêmicas e, na maioria das vezes, arcar com a compra dos equipamentos e demais materiais necessários à sua execução. Aliado a isso, muitos lares não dispunham de estrutura física para comportar as atividades laborais e nem internet com boa qualidade. Esses novos desafios aumentaram o tempo dedicado ao trabalho e precarizaram ainda mais o exercício da docência, já penalizado pela política do governo Rui Costa de desmonte da educação pública superior. .  


A pesquisa Trabalho Docente e Saúde em Tempos de Pandemia (Covid-19) foi idealizada pelo Núcleo de Epidemiologia da Uefs e pelo Núcleo de Saúde, Educação e Trabalho da Ufrb (NSET). 

Leia Também