Trabalhadoras (es) e estudantes lançam campanha contra o assédio na UEFS

15/08/2022

Ouvir a matéria:

Campanha Contra o Assédio na UEFS

Com o início das atividades do semestre 2022.2 na Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), foi lançada a campanha Contra o Assédio da UEFS organizada coletivamente por trabalhadoras (es) e estudantes da universidade. Assinam a campanha, a Comissão dos Estudantes da UEFS, o Diretório Central dos Estudantes (DCE), Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Terceiro Grau do Estado da Bahia (Sintest), Associação dos Docentes da UEFS (Adufs) e Sindicato dos Vigilantes de Feira de Santana (Sindvigilantes).

 

A proposta da campanha é combater situações de assédio que vem sendo denunciadas de forma cada vez mais frequente na instituição, tanto entre trabalhadoras e trabalhadores, como entre estudantes. Durante todo o semestre serão promovidas ações para ampliar o debate sobre este crime já tipificado no código penal. Diversas peças gráficas foram preparadas: já no pórtico da UEFS é possível ver os outdoors de lançamento da campanha. Além disso, por todo o campus estão espalhados cartazes com informações sobre o que é o assédio, os tipos, consequências para as vítimas e como denunciar.

 

Além do material informativo nas paredes da universidade, será realizada uma pesquisa de levantamento de dados sobre situações de assédio na UEFS para construção de uma cartilha informativa sobre o tema. Este material será fundamental para que as entidades dialoguem com a Administração Central sobre a ampliação de medidas necessárias para a prevenção e combate deste tipo de violência que afeta o cotidiano de trabalhadoras e estudantes, levando ao comprometimento físico e adoecimento mental.

 

Dados de outras instituições mostram números preocupantes. Como exemplo, temos um levantamento realizado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em 2020, que ouviu mais de seis mil membros da comunidade acadêmica entre homens e mulheres. A pesquisa mostrou que, 10,4% das (os) docentes, 13,4% dos técnico-administrativos e 11,8% das (os) estudantes já haviam sofrido assédio sexual na universidade. A maioria das vítimas eram mulheres. A produção e análise dos dados sobre estas situações é fundamental para identificação dos perfis de agressoras (es) e vítimas e promoção de ações concretas para impedir a recorrência dos casos.

 

Caso você seja uma vítima ou presencie uma cena de assédio, não se cale, procure sua entidade representativa ou a Ouvidoria da UEFS e denuncie. 

Assédio é crime!

 

Contatos:

 

Adufs

(75) 3161 8072

[email protected]

 

DCE

(75) 3161 8210

[email protected]


Ouvidoria UEFS

(75) 3161 8899

[email protected]

 

Sindvigilantes

(75) 3022 2640

[email protected]

 

Sintest

 (75) 3161 8071

[email protected]


 

Fonte: Campanha Contra o Assédio na UEFS.

Leia Também