Campanha para a eleição dos representantes no Consu e Consepe vai até 20 de agosto

10/08/2022

Ouvir a matéria:

Os docentes que se candidataram para representantes da categoria junto ao Conselho Superior (Consu) e ao Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão da Uefs (Consepe), biênio 2022-2024, têm até o dia 20 de agosto para fazer a campanha. As eleições ocorrerão de 22 a 24 deste mês. O comparecimento às urnas para votar é uma importante contribuição ao fortalecimento da democracia interna na universidade, uma vez que as demandas da comunidade acadêmica são discutidas nos âmbitos destes órgãos, colegiado máximo de deliberação da instituição, no caso do Consu, além de propositivo, consultivo e normativo.

 

O professor Gemicrê Nascimento, representante junto ao Consepe no biênio 2016-2018, começou a acompanhar os debates junto aos conselhos da universidade em 1980, quando ainda era estudante da Uefs. Enquanto discente, foi eleito para representar a categoria no Consu, Consepe e no Conselho Administrativo (Consad). Lotado no Departamento de Letras e Artes (DELL), o docente convida os colegas a se fazerem presentes no dia da votação. “Quase todos os acontecimentos da universidade passam pela reunião do Consepe, instância de onde saem propostas e também comissões. Ter sido eleito representante destes órgãos me deu momentos para conhecimento, engrandecimento e a oportunidade de ser um voto transformador nas decisões da universidade”, relata, emocionado.

 

Eleição

A urna ficará na sede da Adufs. A votação ocorrerá das 8h às 20h, de forma ininterrupta. O professor que quiser acompanhar o processo de votação como fiscal ou mesário da eleição pode procurar a comissão eleitoral através do email [email protected]. Os votos serão apurados e divulgados em 25 deste mês.

 

Pode candidatar-se qualquer professor do quadro efetivo da Uefs que pertença à Carreira do Magistério Superior. Votam quaisquer docentes da universidade, mas somente nos candidatos representantes da classe à qual pertencem.

 

Conforme a ata, foram homologadas as inscrições, para representação junto ao Consepe, da professora Inalva Valadares Freitas, lotada no Departamento de Saúde (Dsau), na classe Adjunto, além de Alexandre Clistenes de Alcântara e Tânia Regina dos Santos, ambos do Departamento de Ciências Biológicas (DCBIO), inscritos para a classe Pleno. Já para representação junto ao Consu, a Comissão Eleitoral homologou as inscrições dos docentes Helder Jacobina Santos (Dsau), classe Auxiliar; Adriana Nogueira Lima, Departamento de Ciências Sociais Aplicadas (DCIS), classe Adjunto; Norma Lúcia Fernandes de Almeida, Departamento de Letras e Artes (DLA), classe Titular; mais dos professores Gilberto Marcos de Mendonça Santos (DCBIO) e Nilo Henrique Neves dos Santos, Departamento de Ciências Humanas e Filosofia (DCHF), para a classe Pleno.

Leia Também