Cerimônia para aposentados reúne relatos sobre experiências na Uefs e compromisso com a continuidade da luta

03/08/2022

Ouvir a matéria:

Falas emocionadas e carregadas de afeto marcaram a cerimônia em homenagem a 20 servidores da Uefs aposentados no primeiro semestre de 2022. Além de celebrarem conjuntamente o momento, os presentes socializaram experiências que marcaram suas histórias na universidade, uma parte dessas, conforme alguns depoimentos, construídas no cotidiano do movimento docente. A Adufs, a convite da Pró-Reitoria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas da Uefs (PGDP), organizadora da atividade, foi representada pela diretora Cleide Mércia Pereira, também aposentada.  

 

Em sua fala, o professor Renato Pires, que se aposentou após 34 anos de trabalho, contou feliz sobre sua contribuição para a implantação do primeiro curso de especialização da Uefs. Conforme o docente, a pós-graduação só foi possível graças ao esforço, à época, de alguns colegas do Departamento de Biologia (Dcbio). “A região, especialmente Feira de Santana, estava se industrializando. Havia a necessidade de formar médicos de trabalho, importante na prevenção de doenças ocupacionais e de acidentes relacionados à atividade laboral. A Uefs não tinha curso próprio de especialização. Encontramos muita resistência, mas montamos uma especialização em Medicina do Trabalho, a primeira da universidade. Como resultado deste curso, outras universidades também passaram a oferecer esta pós. Esse processo foi marcante para a instituição, porque as pós-graduações existentes no campus eram conveniadas com outras universidades e quem formava os alunos eram as universidades de origem destes cursos. Se não fosse o destemor de uma jovem da época, no momento, coordenadora do Dcbio, a pós não teria saído do papel”, disse o docente, fazendo referência à colega Cleide Mércia Pereira.

 

Aos 70 anos, Neide de Assis Santana, lotada no Departamento de Ciências Humanas e Filosofia (Dchf), comemorou a aposentadoria, mas fez questão de destacar sua permanência na luta em defesa da educação pública. “Saio daqui realizada e feliz, mas não há ciclo que se feche. Estou aposentada, porém continuo nas atividades de extensão, pois faço parte de um projeto do Núcleo Interdisciplinar de Estudos sobre Mulher e Relação de Gênero da Uefs (Mulieribus) voltado para a educação no combate à violência. Também continuarei sindicalizada à Adufs, porque a luta continua! Se nós pararmos, a universidade pública desaparece”, pontuou a professora, associada à Adufs há 32 anos.

 

A diretora Cleide Mércia Pereira também teve espaço na cerimônia para se pronunciar. "Em qualquer espaço que estivermos, nós nunca seremos ex-Uefs; seremos sempre referenciados como Uefs", disse, convidando os colegas a continuarem na luta em defesa da universidade pública, gratuita e socialmente referenciada.

 

A atividade em homenagem aos servidores da Uefs aposentados no primeiro semestre de 2022 ocorreu na última sexta-feira (29), no Auditório do Módulo II, Uefs. 




A Adufs foi representada pela professora Cleide Mércia (ao meio) 


Leia Também