ANDES-SN disponibiliza Caderno de Textos do 69º Conad
A Secretaria do ANDES-SN divulgou, na última sexta-feira (12), o Caderno de Textos do 69º Conad do Sindicato Nacional. Com o tema central “Guarnicê a luta pela educação pública na terra da ...
Falas emocionadas e carregadas de afeto
marcaram a cerimônia em homenagem a 20 servidores da Uefs aposentados no
primeiro semestre de 2022. Além de celebrarem conjuntamente o momento, os
presentes socializaram experiências que marcaram
suas histórias na universidade, uma parte dessas, conforme alguns depoimentos, construídas
no cotidiano do movimento docente. A Adufs, a convite da Pró-Reitoria de
Gestão e Desenvolvimento de Pessoas da Uefs (PGDP), organizadora da atividade,
foi representada pela diretora Cleide Mércia Pereira, também aposentada.
Em sua fala, o professor Renato Pires, que se
aposentou após 34 anos de trabalho, contou feliz sobre sua contribuição para a
implantação do primeiro curso de especialização da Uefs. Conforme o docente, a
pós-graduação só foi possível graças ao esforço, à época, de alguns colegas do
Departamento de Biologia (Dcbio). “A região, especialmente Feira de Santana, estava se
industrializando. Havia a necessidade de formar médicos de trabalho, importante
na prevenção de doenças ocupacionais e de acidentes relacionados à atividade
laboral. A Uefs não tinha curso próprio de especialização. Encontramos muita
resistência, mas montamos uma especialização em Medicina do Trabalho, a
primeira da universidade. Como resultado deste curso, outras universidades também
passaram a oferecer esta pós. Esse processo foi marcante para a instituição,
porque as pós-graduações existentes no campus eram conveniadas com outras
universidades e quem formava os alunos eram as universidades de origem destes
cursos. Se não fosse o destemor de uma jovem da época, no momento, coordenadora
do Dcbio, a pós não teria saído do papel”, disse o docente, fazendo
referência à colega Cleide Mércia Pereira.
Aos 70 anos, Neide de Assis Santana, lotada
no Departamento de Ciências Humanas e Filosofia (Dchf), comemorou a
aposentadoria, mas fez questão de destacar sua permanência na luta em defesa da
educação pública. “Saio daqui realizada e feliz, mas não há ciclo que se feche.
Estou aposentada, porém continuo nas atividades de extensão, pois faço parte de
um projeto do Núcleo Interdisciplinar de Estudos
sobre Mulher e Relação de Gênero da Uefs (Mulieribus) voltado para a
educação no combate à violência. Também continuarei sindicalizada à Adufs,
porque a luta continua! Se nós pararmos, a universidade pública desaparece”,
pontuou a professora, associada à Adufs há 32 anos.
A diretora Cleide Mércia Pereira também teve
espaço na cerimônia para se pronunciar. "Em qualquer espaço que
estivermos, nós nunca seremos ex-Uefs; seremos sempre referenciados como
Uefs", disse, convidando os colegas a continuarem na luta em defesa da
universidade pública, gratuita e socialmente referenciada.
A atividade em homenagem aos servidores da Uefs aposentados no primeiro semestre de 2022 ocorreu na última sexta-feira (29), no Auditório do Módulo II, Uefs.

A Secretaria do ANDES-SN divulgou, na última sexta-feira (12), o Caderno de Textos do 69º Conad do Sindicato Nacional. Com o tema central “Guarnicê a luta pela educação pública na terra da ...
Na quarta-feira, 17 de junho, o Departamento de Ciências Humanas e Filosofia (DCHF) realizou o Seminário "Universidade, autonomia, extensão e inovação: perspectivas e contradições" com a ...
Em decorrência da suspensão das aulas no período dos festejos juninos, não haverá expediente na sede da Adufs entre os dias 22 e 26 de junho. Reabriremos na segunda-feira, 29 de junho, às 08 ...
Em reunião realizada nesta quinta-feira, 11 de junho, a Comissão da Sede apresentou para a Administração Central a deliberação da Assembleia Docente que ocorreu no dia 02 de junho. Na ocasião, ...