Traslado entre Salvador e Feira de Santana será pauta de assembleia
29/07/2022
Diante dos problemas relacionadas ao contrato com a
empresa que transporta os servidores da Uefs entre Salvador e Feira de Santana,
registrados em nota publicada no site institucional da universidade e
informados em reunião, no dia 25 deste mês, com representantes do Sintest e da Adufs, os diretores da Associação Docente convidam a categoria para uma assembleia. O encontro
deliberativo, a ser realizado no formato virtual, ocorrerá na próxima
terça-feira, às 16h30, com o objetivo de discutir as demandas concernentes ao
traslado. O link será enviado aos professores minutos antes da realização
deste.
Segundo a Administração, que na nota informou ter iniciado o processo para a realização de uma
licitação emergencial, em função da rescisão contratual por parte da contratada
responsável pelo transporte entre ambas as cidades, “a contratação emergencial decorre
da necessidade de garantir a continuidade do serviço. Será utilizada nova
modelagem que permita a previsibilidade, a fim de diminuir o grande número de
viagens canceladas, devido ao baixo quantitativo de usuários que estão
utilizando o serviço, fato que está gerando desequilíbrio financeiro à empresa
contratada. A forma de contrato que as empresas tendem a aceitar é a que tenha
a previsibilidade informada, com antecedência mínima de 48 horas”. Também
de acordo com os gestores, ainda em se tratando do tempo prévio de aviso para a
garantir o deslocamento, “em casos excepcionais, a Uninfra deverá ser
comunicada para que possamos atuar para a garantia da oferta do serviço”.
A contratação emergencial de uma nova empresa requer,
também como informado na nota da Administração, de todos os servidores que
utilizam o transporte entre Salvador e Feira de Santana o preenchimento de um
formulário com informações sobre os dias e horários nos quais utilizará o serviço.
O documento será disponibilizado pela Unidade de Infraestrutura e Serviços da
Uefs (Uninfra) através dos e-mails institucionais. O preenchimento de um
formulário é a forma encontrada pela Administração para dar conta da
previsibilidade nesse momento e encaminhar a negociação com empresas para
assegurar a continuidade dos serviços.
Aplicativo
Também na reunião do dia 25 deste mês, a comissão
formada por servidores/as que utilizam o traslado e a Administração Central
discutiram os termos para a apresentação do aplicativo, que está em construção.
A Uninfra garantiu que não utilizará informação documental dos/das servidores/as,
tais como RG ou CPF; mas o email institucional.
A previsão para a conclusão da primeira versão do
aplicativo é de 70 dias após a liberação da construção pelos gestores da universidade.
A partir deste momento, serão realizados os testes e o produto final deve ficar
pronto para a utilização em um período de seis meses.
A diretoria da Adufs tem acompanhado de perto as
discussões em torno do transporte entre Salvador e Feira de Santana, com o
objetivo de garantir as melhores condições para o deslocamento dos
servidores/as.
Veja o edital da assembleia.