Avançam as discussões sobre saúde e segurança no ambiente de trabalho

28/07/2022

Ouvir a matéria:

Mais um importante passo rumo à saúde e segurança no ambiente laboral do servidor público foi dado. Em reunião entre entidades representativas da Uefs, coordenação do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador de Feira de Santana (Cerest) e Divisão de Vigilância Saúde do Trabalhador/Centro de Estudos em Saúde do Trabalhador (DIVAST/CESAT) foram esclarecidas informações que vão desde a identificação/notificação dos casos de doenças relacionadas à atividade até os procedimentos a serem adotados para dar suporte àqueles que foram acometidos por alguma enfermidade. O encontro foi promovido pelo Fórum de Saúde e Segurança do Trabalho desta universidade.

 

Na reunião, realizada na última sexta-feira (22), os representantes dos órgãos destacaram a relevância do registro dos casos de afastamentos e/ou licenças médicas, através de Sistemas de Informações do SUS, disponíveis nos órgãos do Estado. Essas informações são cruciais tanto para o reconhecimento das doenças, como para o acompanhamento dos trabalhadores por meio dos serviços de saúde ocupacional, medidas bastante enfatizadas na reunião.

 

“Outro lado importante do encontro foi o estreitamento da relação entre os órgãos do setor de vigilância e saúde do trabalhador e a Uefs”, registrou Adroaldo Oliveira, membro do Grupo de Trabalho Seguridade Social e Assuntos de Aposentadoria da Adufs (GTSSA) e do Fórum de Saúde e Segurança do Trabalho da Uefs. O docente participou das discussões.

 

Ainda estiveram presentes à reunião do dia 22 de julho, além do Fórum, a diretoria da Adufs, GTSSA, representantes do setor de saúde ocupacional do Hospital Geral Clériston Andrade, Sindicato dos Bancários, Cerest de Feira de Santana, Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia (Sintest), Pró-Reitoria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas da Uefs (PGDP), Núcleo de Epidemiologia e o Programa de Extensão sobre Vigilância em Saúde do Trabalhador (Visat) desta universidade. Uma nova reunião do Fórum deve ocorrer no mês de agosto.

 

O Fórum de Saúde e Segurança do Trabalho da Uefs tem se reunido com frequência para discutir os registros e outras questões referentes ao afastamento de servidores públicos, em especial da universidade, por motivos de acidentes/doenças do trabalho, bem como proposto ações para evitar novos casos e atender aos que estão acometidos por alguma enfermidade.

Leia Também