Campanha Fora Bolsonaro convoca atos no país para 6 de agosto

27/07/2022

Ouvir a matéria:

A Comissão Organizadora da Campanha Fora Bolsonaro reuniu-se na sexta-feira (22) para discutir os ataques anti-democráticos e as ameaças golpistas que Bolsonaro intensificou nas últimas semanas contra o processo eleitoral brasileiro. Foi decidida a convocação de um dia nacional de atos e protestos no próximo dia 6 de agosto, bem como um segundo dia de mobilização nacional, no dia 10 de setembro.

 

Bolsonaro subiu o tom de suas ameaças golpistas. No dia 18 de julho, reuniu embaixadores no Palácio da Alvorada para atacar as instituições e o sistema eleitoral. Enfraquecido, busca construir condições para questionar o resultado das urnas. Somam-se a isso episódios cada vez mais frequentes de violência política, como o lamentável assassinato, em Foz do Iguaçu, de Marcelo Arruda, tesoureiro do PT, e de violência racista, homofóbica e machista, como o caso do estupro cometido por um médico anestesista durante um trabalho de parto no Rio de Janeiro. Tudo isso é estimulado cotidianamente pelo discurso autoritário de Bolsonaro e seus apoiadores. 

 

Diante disso, a Campanha Fora Bolsonaro, que desde seu surgimento tem cumprido um importante papel na mobilização em defesa da vida, da democracia e dos direitos, aponta a necessidade de retomarmos as mobilizações de rua unitárias em uma grande campanha em defesa da democracia, por eleições livres e contra a violência política.


Fonte: CSP-CONLUTAS, com edição. 

Leia Também