Adufs participa de atividade de acolhimento da UEFS para novos professores e professoras

20/07/2022

Ouvir a matéria:

Nesta quarta (20), a Associação dos Docentes da UEFS (Adufs) esteve presente à atividade de acolhimento para os/as novos servidores/as docentes da UEFS. A cerimônia foi marcada pela apresentação do funcionamento da universidade pela Administração Central, que organizou a ação. O diretor da Adufs, Elson Moura, esteve na mesa de apresentação do sindicato. Acácia Batista, diretora da Adufs, também compareceu ao encontro.



Elson Moura destacou a importância da atuação do sindicato na luta pelos direitos da categoria, ressaltando a necessidade de participação coletiva na organização das lutas, principalmente, em decorrência dos ataques à carreira docente e do processo de sucateamento da universidade promovidos pelo governo do Estado. “Para quem imaginava que era só estudar e enfrentar uma concorrência qualificada e ser convocado para uma vaga, viu que precisou de luta. Tudo que tem nessa universidade é resultado de luta, não caiu do céu e nem brotou da terra. Nós somos daqueles e daquelas que se inserem nessa luta pela UEFS, por esse concurso. Quem acessar o nosso site e os informativos da Adufs verá os nossos enfrentamentos na defesa da carreira docente”, afirmou o professor.


Elson Moura enfatizou também o espaço do sindicato como local de acolhimento disponível para a categoria, seja para um café ou bate-papo, que cumpre um importante papel de fortalecer os laços entre docentes para além dos espaços de enfrentamento. A sede da Adufs também se configura como local de resistência onde a organização da luta ganha corpo diariamente.

  Elson Moura destacou a importância da atuação do sindicato na luta pelos direitos da categoria


Os/As novos/as servidores/as docentes tiveram informações dos enfrentamentos em curso, do imprescindível papel do Fórum das ADs na união do movimento docente baiano e da ampliação da força de luta contra o governo do Estado que, por sinal, tem atuado no sentido de desarticular o movimento.


Ainda durante o período da manhã, através da diretora Acácia Batista, a Adufs teve a oportunidade de tirar dúvidas dos novos e novas docentes sobre questões relativas às judicializações que o sindicato tem feito através da sua Assessoria Jurídica, em decorrência das negativas dos direitos pelo governo do Estado. Outra questão destacada foram os assuntos relacionados à previdência complementar. A diretora informou que o sindicato está organizando uma atividade com a participação de um especialista em previdência da Bahia e da assessoria jurídica da Adufs para tirar dúvidas técnicas e políticas sobre a adesão ou não à previdência complementar.


                   

Diretora Acácia Batista tirou dúvidas dos novos e novas docentes

Leia Também