Representação no Consu e Consepe fortalece processo democrático na universidade

17/06/2022

Ouvir a matéria:

Nesta semana iniciaram-se as inscrições para a eleição que definirá os representantes docentes no Conselho Superior (Consu) e no Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) da Uefs. Aos futuros conselheiros caberá participar da formulação da política acadêmico-administrativa da universidade e discutir normas sobre o tripé Ensino, Pesquisa e Extensão durante o biênio 2022-2024. É importante que a categoria participe do processo eleitoral, quer seja candidatando-se, quer seja comparecendo às urnas.

 

O professor Cremildo Atanázio de Souza, lotado no Departamento de Ciências Sociais Aplicadas (Dcis), fala com satisfação de ter sido conselheiro e destaca a importância de a categoria se fazer presente nos espaços institucionais da Uefs para o fortalecimento da democracia não somente no âmbito interno da universidade, mas do país. O docente foi representante nos conselhos durante alguns anos.

 

“Sentí-me gratificado por representar os docentes. É um reconhecimento da categoria, que confiou em mim e em minha capacidade para ser o seu porta-voz. Ter representação nas instâncias da universidade é exercer o nosso papel para o fortalecimento da democracia, num processo em que se ouve a todos e que todos podem contribuir com novas propostas de construção e reconstrução da universidade. Uma representação digna e importante no processo de construção da democracia na nossa universidade, no nosso sindicato e no nosso país. Precisamos exercer o nosso papel enquanto cidadãos políticos e politizados, participando das decisões que nos afetam ou que vão contribuir para a melhoria da nossa comunidade”, disse Cremildo de Souza.

 

Marco Antônio Leandro Barzano, lotado no Departamento de Educação (Dedu) e representante docente junto ao Consu e Consepe por alguns biênios, também entende a necessidade de cada categoria estar nas discussões atinentes à vida acadêmica e convida os colegas a participarem do processo eleitoral. “Docentes, discentes e servidores técnicos devem tomar parte das decisões políticas e pedagógicas da universidade. Neste momento, convido nossos colegas a participarem deste processo”, convocou Barzano.

 

Fortalecer as universidades públicas, com base em decisões referendadas nas discussões feitas pelos membros da comunidade acadêmica, faz-se ainda mais urgente em tempos de negação da ciência, cortes milionários no orçamento dessas instituições, retirada de direitos dos servidores e ameaça à autonomia universitária, liberdade didática, científica, administrativa, de gestão financeira e patrimonial. Ataques estes protagonizados e incentivados pelo governo Bolsonaro que, desde o início da sua insignificante carreira política, sempre se mostrou inimigo da educação pública.

 

Consu e Consepe

O Consu é o órgão máximo de deliberação da Uefs. Formula a política e define as práticas gerais das áreas acadêmica e administrativa da instituição. É constituído pelo reitor, que atua como presidente; pelo vice-reitor, na posição de vice-presidente; pelos pró-reitores; diretores de departamentos; representantes discentes, do corpo técnico-administrativo e por um representante da comunidade regional por campus.

 

Já o Consepe, como órgão consultivo e deliberativo, coordena as atividades acadêmicas, através de seu plenário e das câmaras de Graduação, Pós-Graduação e de Pesquisa e Extensão. Tem como função estabelecer normas e decidir sobre os assuntos referentes ao tripé ensino, pesquisa e extensão e à Administração Acadêmica. É formado pelo reitor, que ocupa a posição de presidente; pelo vice-reitor, que exerce a função de vice-presidente; pelos pró-reitores; diretores de departamento; coordenadores de colegiados de cursos; e representantes discentes.

 

Inscrição para as eleições

O docente que quiser se candidatar a representante junto ao Consu ou ao Consepe já pode efetuar a inscrição. O prazo finaliza no dia 21 de junho. As inscrições devem ser realizadas através de preenchimento de formulário digital. O candidato não pode solicitar inscrição em mais de um Conselho.

 

Pode candidatar-se qualquer docente do quadro efetivo da Uefs que pertença à Carreira do Magistério Superior. Votam quaisquer docentes da universidade, mas somente nos candidatos representantes da classe à qual pertencem. Para cada um dos conselhos serão eleitos os dois mais votados, sendo um titular e um suplente por classe da carreira (Auxiliar, Assistente, Adjunto, Titular e Pleno). As eleições para a escolha dos representantes docentes ocorrerão nos dias 6 e 7 de julho.

 

Link para formulário de inscrição –CONSU.

 

Link para formulário de inscrição –CONSEPE.

 

Acesse aqui o Edital 

 

Leia Também