Uefs completa 46 anos produzindo ciência e transformando vidas através da educação pública

01/06/2022

Ouvir a matéria:

A Uefs fez 46 anos na terça-feira (31). Em comemoração à data, foram oferecidos gratuitamente, na Alameda dos Oitis, campus universitário, diversos serviços à população. Apesar de as atividades terem sido disponibilizadas na terça (31), dia da paralisação dos docentes da universidade, o pedido para organização do evento foi avaliado pela diretoria da Adufs, que concordou com a sua realização. A programação de aniversário da instituição teve início na última segunda (30).

 

As universidades públicas brasileiras, assim como a Uefs, desempenham um papel fundamental no desenvolvimento do país. Além de gerarem conhecimento, contribuem com a formação e qualificação de profissionais, desenvolvem pesquisas e servem à sociedade. Por meio de projetos de pesquisa e extensão ligados diretamente à realidade da população na qual estão inseridas, auxiliam com ações em saúde, educação, moradia, economia, transporte, entre outras áreas do conhecimento, inclusive atenuando impactos negativos de crises causadas pelas desigualdades sociais.

 

A Uefs, por exemplo, oferece gratuitamente à população de Feira de Santana e região vacinação contra a Covid-19 e gripe; atendimento odontológico; ensino de programação para alunos do Ensino Médio da região de Feira, através de aulas síncronas realizadas por discentes do curso de Ciência/Engenharia de Computação da universidade; aferição de pressão arterial; atividades artísticas, culturais e de saúde para a terceira idade; dosagem da glicemia capilar; aplicação de medicamentos injetáveis e dispensação de medicamentos. A Universidade Estadual de Feira de Santana também respondeu às diferentes demandas da sociedade que surgiram no contexto da pandemia causada pelo coronavírus, com ações de curto, médio e longo prazos. Entre os exemplos estão a disponibilização da estrutura da universidade para a vacinação contra a Covid-19 em um dos momentos mais críticos do contágio e disseminação do vírus; produção e distribuição de álcool gel e Equipamentos de Proteção Individual (EPI); e o desenvolvimento do Portal Geocovid, plataforma que combina recursos de inteligência de dados espaciais e modelagens numéricas para monitorar e prever a dinâmica da Covid-19 no território brasileiro.

Leia Também