Adufs apoia greve dos vigilantes

04/03/2013

A greve dos vigilantes e seguranças continua. Em Feira de Santana, os profissionais fizeram uma passeata na Avenida Getúlio Vargas, na manhã de sexta-feira (1º), para chamar a atenção da sociedade sobre a importância da mobilização. Solidária ao movimento, a Adufs publicou uma moção de apoio à greve e ofereceu a estrutura da Associação para uso dos grevistas.

A categoria reivindica o pagamento do adicional de periculosidade de 30%, conforme a Lei 12.740, sancionada em dezembro do ano passado, que estabelece aos profissionais em atividade de risco o direito à gratificação. O Sindicato das Empresas de Segurança Privada do Estado da Bahia (Sindesp-BA) recusa-se a pagar o adicional, por falta de regulamentação da norma pelo Ministério do Trabalho, apesar de a lei ter sido sancionada.

“Os vigilantes recebem 18% do adicional de risco previsto na última convenção coletiva vigente. Nós queremos negociar o pagamento completo do valor”, disse Wilson Pereira dos Santos, presidente do Sindicato dos Vigilantes de Feira de Santana e Região (Sindvigilantes).

Na última quinta-feira (28), o Tribunal Regional do Trabalho daRegião intermediou uma tentativa de conciliação entre os trabalhadores e as empresas de vigilância, mas as partes não entraram em acordo. A desembargadorania Chaves marcoujulgamento do dissídio coletivo para esta quinta-feira (7), às 14 h, na Seção de Dissídios Coletivos do TRT da Bahia, no bairro Nazaré.

Leia Também