Comunidades acadêmicas da UFSM e da UFOP protestam contra racismo nas universidades

17/05/2022

Ouvir a matéria:

Dois casos de racismo motivaram protestos nas universidades federais de Santa Maria (UFSM) e Ouro Preto (Ufop), na última semana. Em Santa Maria (RS), postagens de cunho racista por um estudante em redes sociais causaram revolta da comunidade acadêmica e da população na cidade gaúcha. Já na cidade de Ouro Preto (MG), o que motivou protesto na universidade foi uma festa no fim do mês de abril, promovida pelo Centro Acadêmico da Escola de Minas, na qual estudantes de repúblicas federais e particulares se fantasiaram e difundiram o racismo por meio do “blackface”.


Publicações de cunho racista realizadas por uma estudante da UFSM nas redes sociais levou centenas de pessoas a protestarem no campus da universidade na terça-feira (10). Portando cartazes e com palavras de ordem contra o racismo, as e os manifestantes marcharam pela universidade até a reitoria e cobrando uma investigação célere do caso.
 

 

Luiz Bonetti, integrante do DCE UFSM e do Movimento Negro Unificado (MNU), explicou as principais reivindicações levadas à reitoria. “A abertura de processo administrativo com encaminhamento para a Polícia Federal; um processo célere; a suspensão imediata da estudante enquanto ocorre o processo, a fim de garantir a segurança das e dos estudantes negras e negros; o desenvolvimento do plano de promoção de igualdade racial da UFSM; e o oferecimento de apoio psicológico e jurídico aos estudantes negras e negros”, listou.

 

Leia mais no site do Andes-SN.

Leia Também