Adufs convoca assembleia para próxima quinta (19), às 16h30, com paralisação em ponto de pauta

17/05/2022

Ouvir a matéria:


A diretoria da Adufs convoca assembleia docente para esta quinta (19), às 16h30, para discutir os seguintes pontos de pauta: 1.Informes; 1.1Informes do Traslado SSA x FSA x SSA; 1.2 Informes sobre Facultatividade do uso das máscaras; 1.3 Informes sobre o Edital nº002/2022 – Concurso Docente; 2. Semana de Lutas do Setor das Municipais e Estaduais; 3. Eleição dos/das delegados/as para o 65º Conad; 4. Paralisação de 24 horas das atividades acadêmicas; 5. O que ocorrer.

Em destaque, nos informes, o andamento das discussões entre Administração Central, a Adufs e a comissão formada por docentes e servidores/as que utilizam o transporte SSA x FSA x SSA. A diretoria solicitou uma reunião com a reitoria para discutir alterações no contrato para firmar o acordo de manutenção do transporte, levando em consideração, os últimos episódios para evitar que constrangimentos entre os/as usuários não voltem a ocorrer.  A Administração Central informou que aguarda disponibilidade na agenda do procurador da UEFS, Ailton Cardoso Jr., para marcar a reunião.

Outro ponto a ser abordado nos Informes é a facultatividade do uso de máscaras remetida ao Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe), que não aprovou a obrigatoriedade do uso de máscara de proteção facial, mas enviou algumas recomendações para avaliação no âmbito do Comitê Emergencial para o Enfrentamento da Crise da COVID-19 e do Comitê do Plano de Retomada das Atividades Presenciais. A discussão chegou ao Consepe após pressão da categoria docente que, em assembleia, encaminhou que a discussão sobre a não obrigatoriedade, fosse levada ao Conselho para ampla discussão antes de uma decisão definitiva.

Além disso, a presença de um item do Edital 002/2022 – Concurso Docente que prevê a desobrigação da Administração junto ao deslocamento, estada e alimentação foram motivos de contestação por parte da categoria e os desdobramentos também serão informados na Assembleia. Em resposta ao ofício enviado pela Adufs, solicitando esclarecimentos, a Reitoria explicou que o auxílio-alimentação é um direito efetivado pela Secretaria de Administração do Estado da Bahia (SAEB) e o deslocamento e estada, através da Casa do Professor, é um compromisso da gestão.

Outro ponto a ser discutido é a Semana de Lutas do Setor das Municipais e Estaduais que ocorrerá do dia 23 a 25 de maio e prevê atividades em todas as universidades estaduais. A mesa Autonomia e independência dos sindicatos frente à conjuntura das eleições de 2022, que ocorrerá no dia 26 de maio, às 16h30, compõe este calendário. A atividade que contará com a professora da UEFS, Gracinete Bastos, e o professor da UNEB, e atual presidente em exercício do Andes-SN, Milton Pinheiro, como palestrantes, será também um momento para celebrar os 41 anos que a Adufs completou neste 14 de maio.

O 65º Conad do Andes-SN que ocorrerá entre os dias 15 e 17 de julho, sob a organização da Associação dos Docentes da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), também será um item a ser discutido tendo em vista a eleição dos/das delegados/as que representarão sua Secção Sindical. O evento será híbrido e realizado em Vitória da Conquista. Na continuidade das ações de mobilização para forçar a negociação da pauta 2022 do governo do Estado, o sindicato, como orientado pelo Fórum das ADs, propõe mais um dia de paralisação das atividades acadêmicas com atos de mobilização.

Desde o início do ano letivo, o Fórum das ADs tem intensificado as mobilizações, inclusive por meio de campanhas de mídia para informar à população sobre o processo de precarização da carreira docente e o sucateamento das instituições públicas. O governo Rui Costa, até então, se nega a receber os/as docentes, numa evidente demonstração de autoritarismo que nega o diálogo e aprofunda os ataques.

Leia Também