Diretoria da Adufs e Neabi questionam inexistência de vagas para negros em edital de concurso lançado pela Uefs. Inscrições foram suspensas na última quarta (4)

10/05/2022

Ouvir a matéria:

A Diretoria da Adufs e o Núcleo de Estudos Afro-brasileiro e Indígena de Feira de Santana/Uefs (Neabi) questionaram à Administração Central o porquê de não haver, no Edital de Concurso Público Nº 01/2022, reserva de vagas para negras e negros. Na indagação, feita via documento, ambos ainda pedem esclarecimentos sobre a metodologia utilizada para a distribuição das vagas previstas no Edital. Diante da reivindicação, os gestores marcaram uma reunião para terça-feira (3), suspensa por eles neste mesmo dia e garantida para nova data, sob a justificativa de compromisso com a Procuradoria Geral do Estado (PGE). O encontro prometido não foi agendado, porém, no site da instituição foi divulgada a suspensão das inscrições para o processo seletivo, a fim de retificar o edital.

 

Além de regulamentada em lei, a garantia das cotas em concursos está relacionada a uma política de ações afirmativas, conquistada através de árdua luta. No caso do movimento negro, pela inclusão desta população historicamente marginalizada e violada dos diversos direitos sociais. A Uefs, que desde a sua instituição tem como importante legado a resistência da comunidade acadêmica à intervenção do governo militar, não pode se furtar do compromisso político por uma sociedade justa e igualitária.

 

Leia mais. 

Leia Também