Na próxima quinzena terá protesto e assembleia para avaliar os próximos passos da luta

10/05/2022

Ouvir a matéria:

Protesto está programado para acontecer no pórtico da Uefs

Em continuidade às tentativas de forçar o governo estadual a dialogar com a categoria, a Diretoria da Adufs está organizando um protesto para 24 de maio, no pórtico da Uefs. Uma assembleia também deve ser realizada no dia 25 deste mês, para avaliar os próximos passos. A ação será realizada de forma conjunta com as demais universidades estaduais baianas, que terão agendas próprias. O movimento docente está tentando esgotar todas as formas de negociação com Rui Costa e sua equipe antes de encaminhar a radicalização da luta. As consequências da indiferença dos gestores à pauta de reivindicação será responsabilidade do governador.

 

Na Uefs, a semana de mobilização continua com uma mesa sobre o tema: A autonomia e independência dos sindicatos frente à conjuntura das Eleições 2022. A atividade ocorrerá no dia 26 deste mês, às 16h30, no Anfiteatro do Módulo II. Estarão à mesa, como debatedores, a professora da Uefs e ex-diretora da Adufs, Gracinete Bastos, além de Milton Pinheiro, presidente em exercício do Andes-SN e durante algumas gestões diretor da associação dos docentes da Uneb (Aduneb). O debate marcará os 41 anos de lutas e conquistas da Adufs, comemorado no próximo sábado (14).

 

As mobilizações programadas pela Diretoria da Adufs para os dias 24, 25 e 26 de maio integram a Semana de Lutas do Setor das Instituições Estaduais e Municipais de Ensino Superior (Iees/Imes), a ser realizada de 23 a 27 deste mês. A Semana foi definida no 40º Congresso do ANDES-SN, que ocorreu de 27 a 31 de abril. A pauta da Semana é a defesa por orçamento público estatal, com autonomia de gestão financeira, política e pedagógica; das carreiras, com concursos públicos, recomposições salariais e por melhores condições de trabalho; contra a política de congelamento de progressões, promoções e gratificações e contra as diferentes estratégias de privatização. 

Leia Também


Nota de Pesar

Com profundo pesar, a Adufs comunica o falecimento do estudante do curso de Filosofia da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Ramon Cedraz Rios, ocorrido nesta sexta, 20 de maio de 2022, ...

Saiba mais

Fórum discute saúde do servidor da Uefs

O Fórum de Saúde e Segurança do Trabalho na Uefs reuniu-se para discutir a saúde dos trabalhadores/as nos espaços da universidade e planejar ações para a prevenção de acidentes e doenças ...

Saiba mais