Docentes fazem ato público contra descaso do governo Rui Costa

04/05/2022

Ouvir a matéria:

A radicalização do movimento não está descartada

Professores das quatro universidades estaduais da Bahia fizeram um protesto na Praça da Piedade, em Salvador, no dia 27 de abril. Gean Santana, diretor da Adufs, explicou à população o porquê da mobilização, condenou o arrocho salarial e sinalizou que novos atos públicos serão realizados para pressioná-lo a abrir o canal de negociação com a categoria. O tratamento dispensado pelo governo estadual às diversas categorias em luta também foi lembrado pelo diretor para expor a truculência de Rui Costa e sua equipe contra os que se levantam contra seus desmandos.

 

“No dia 26 de abril, a Polícia Militar agrediu indígenas em frente à Governadoria, por protestarem por melhorias na educação. Este não foi um fato isolado. Mais uma vez, o governo demonstrou sua truculência e irresponsabilidade no trato com os movimentos sociais. Na greve de 2019, os professores das universidades estaduais também foram duramente violentados por este governo”, denunciou Gean Santana.

 

A praça da Piedade abrigou a luta dos docentes quase 223 anos após ser palco do massacre de um dos movimentos mais importantes do Brasil Colonial e que teve protagonismo dos negros libertos e escravos (conhecido como Revolta dos Búzios). Além das falas de alguns dos presentes, o protesto teve uma apresentação artística com pessoas que, abaladas, mas resistindo firmemente aos ataques do governo Rui Costa, representaram cada uma das quatro universidades estaduais baianas. Papéis com a pergunta “o que sufoca as universidades estaduais”, lida por uma integrante do Fórum das ADs, foram colados em cada um deles. Insuficiência de docentes no quadro efetivo de servidores, ataque à autonomia universitária, falta de concursos públicos e insuficiência das ações voltadas à política de permanência estudantil foram algumas das respostas.

 

Bandeiras, uma faixa indicando a paralisação pela retomada da mesa de negociação, panfleto explicando o porquê do ato e cartazes com mensagens sobre o ataque do governo ao Estatuto do Magistério Superior, o achatamento salarial e os mais de 800 dias de suspensão da mesa de negociação endossaram o protesto, que ainda teve apresentação musical de uma banda com artistas de Salvador.


Leia mais. 

Leia Também